Criar um catálogo é uma ferramenta essencial para muitas empresas divulgarem seus produtos de forma direta, atraindo e informando potenciais clientes.
Esse tipo de material personalizado traz visibilidade para a marca, deixando uma impressão duradoura e marcante na mente do consumidor.
No entanto, eventuais erros na hora do desenvolvimento e criação desses materiais, podem influenciar diretamente no resultado final,
comprometendo a sua eficácia.
Neste artigo, exploraremos os erros mais comuns na criação de catálogos de produtos e como evitá-los, atraindo assim novos clientes para a sua marca.
Boa leitura!
Erros comuns na criação de um catálogo de produto:
Ao desenvolver um catálogo de produtos tanto físico, como digital, alguns cuidados são necessários, evitando retrabalhos no futuro.
Os erros mais comuns são: falta de clareza nas informações do briefing, imagens de baixa qualidade, erros ortográficos e gramaticais, informações desatualizadas e escolha errada do público-alvo.
Falta de Clareza nas Informações:
Um dos principais erros que devem ser evitados, é a falta de detalhes e clareza nas informações fornecidas. Descrições vagas ou incompletas podem confundir os clientes e reduzir as chances de venda.
Imagens de Baixa Qualidade:
Imagens com baixa qualidade, dimensões e cores erradas dos produtos, podem causar uma má impressão e desmotivar os clientes, ocorrendo perda nas vendas.
Erros Ortográficos:
Erros ortográficos e gramaticais podem prejudicar a credibilidade, distraindo o leitor e diminuindo a confiança no profissionalismo que a empresa quer passar.
Informações Desatualizadas:
Manter informações desatualizadas sobre preços e produtos fora do estoque, podem levar a problemas de comunicação e gerar a insatisfação de potenciais clientes.
Público-alvo:
Ignorar as necessidades e preferências do público-alvo pode resultar em um catálogo genérico que não atrai o interesse dos clientes.
Como evitar esses erros:
Após conhecer os erros mais comuns na criação e divulgação de um catálogo de produtos, solucionar esses erros é algo fácil e deve ser aplicado antes da impressão e publicação no caso dos físicos e digitais respectivamente.
Inclua informações essenciais:
Deve ser incluído na produção textual e visual do catálogo, por meio de uma exposição clara e objetiva, todas as informações essenciais, como especificações técnicas, benefícios, e instruções de uso.
Invista em fotos reais:
Invista na produção de imagens e fotografias profissionais de alta resolução que destaquem os detalhes, a qualidade e os vários ângulos dos produtos.
Revise os textos:
Faça a revisão dos textos várias vezes antes da publicação final e se possível, conte com um revisor profissional para garantir a correção ortográfica e gramatical.
Faça atualizações regularmente:
Atualize regularmente os catálogos com os lançamentos e as informações mais recentes sobre os produtos, preços e disponibilidades.
Adapte o Conteúdo:
Conheça bem o seu público-alvo e adapte os conteúdos e o design dos catálogos, de acordo com as respectivas necessidades de cada um.
Conclusão
Criar um catálogo de produtos eficaz requer atenção aos detalhes e um entendimento claro do que os clientes procuram.
Evitar erros comuns na sua produção, pode aumentar significativamente a eficácia dos catálogos, contribuindo para o sucesso das vendas.
Aqui na FW2 Propaganda temos uma equipe de profissionais experientes que podem te ajudar na criação de catálogos físicos e digitais, evitando erros e trazendo muito mais credibilidade para a sua marca.
Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos te ajudar no desenvolvimento de catálogos de produtos personalizados.
Quer ver mais conteúdos como esse? Clique aqui e confira nossos artigos!
Comments