O catálogo de produtos é uma ferramenta extremamente útil para todo negócio, independente do segmento.
É o responsável direto por organizar tudo a respeito do seu produto/serviço em um só lugar, concentrando as informações essenciais que o público precisa saber.
O catálogo possui um potencial gigante, e foi assim desde o início. Essa visão completa de negócio que ele gera é um fator muito importante para diversas áreas, como:
Clientes que queiram conhecer sua empresa e o que ela oferece;
Time de vendas que precisa conhecer todos os serviços/produtos;
Representantes que precisam negociar com mais agilidade.
Apenas com essas informações já podemos ver quanto o catálogo é importante para o dia a dia de uma empresa.
Quer entender mais sobre o assunto e saber como aplicá-lo em seu negócio? Continue a leitura e aproveite!
O que é um catálogo de produtos?
Um catálogo é aquilo que categoriza todas as informações em uma única estrutura, reunindo os dados mais importantes sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Funciona tanto online quanto impresso, onde a essência é a mesma, só mudando a forma de apresentação.
Dentro do catálogo, é sua responsabilidade mostrar aquilo que seu cliente precisa ver. Saber como chamar sua atenção é crucial, para que o interesse da pessoa não se perca no meio do caminho.
Mas para tal, precisa ser criativo e eficiente, seguindo o tom de voz e identidade da sua marca, para criar vínculos mais fortes para a empresa em si.
As informações precisam ser claras e coesas, contendo todo o necessário para fazer os clientes fecharem um negócio.
Lembre-se que a ideia é vender seu produto de uma forma mais ágil e, de certa forma automática, então de nada adianta se o cliente precisar tirar milhões de dúvidas com você porque o catálogo está ‘incompleto’.
Como o catálogo de produtos impacta na sua empresa?
Um bom catálogo de produtos serve como um preciso guia para nortear as principais informações a respeito do seu produto ou serviço.
Com tudo isso organizado e reunido em um só lugar, tudo se torna muito mais prático e sua empresa recebe vários benefícios, como por exemplo:
Melhoria na jornada de compra
Seus clientes conseguirão ver tudo de uma forma mais rápida, que ajudará na sua tomada de decisão. Como consequência disso, a experiência de compra de cada um será melhorada, um fator crucial para a fidelização de clientes.
Maior produtividade
Sua equipe consegue produzir mais, tendo mais tempo livre para outras tarefas. Isso acontece por não haver mais a necessidade de investir tempo para reunir as informações sobre o produto.
No pitch de vendas, o timing é essencial para fechar um negócio.
Facilidade para treinamento
Com um catálogo em mãos, o treinamento de novos funcionários também é afetado positivamente.
Todas as informações reunidas em um só lugar facilita o aprendizado, tanto para quem ensina quanto para quem é ensinado.
Facilidade para parceiros
Se sua empresa possui uma equipe de marketing ou outra empresa parceira, um catálogo de produtos é o que eles sonham (pode ter certeza disso!).
Ter um guia de referência faz com que todo o serviço terceirizado seja mais eficiente, diminuindo a quantidade de erros.
O que não pode faltar em um catálogo de produtos?
Existem certas predefinições sobre o que é considerado um bom catálogo de produtos, que funciona como um escopo de tudo que precisa existir dentro dele para ser funcional.
Entre essas informações, as mais importantes são:
Cores e elementos relacionados à marca;
Fotos em alta qualidade;
Nome e descrição do produto;
Informação técnica (dimensões, peso, material);
Dicas/instruções para uso;
Segmentação de produtos;
Preços e promoções;
Formas de contato (telefone, email, mídias sociais);
Chamada para compra.
Seguindo esses passos, temos um catálogo que funciona.
Claro que existem outros fatores no meio disso tudo, como design, diagramação e outros detalhes mais técnicos que precisam ser levados em consideração na hora de produzir cada página.
Conclusão
Que o catálogo de produtos é importante, isso já conseguimos entender bem. Mas antes de tudo, precisamos ter em mente que a produção deste material precisa ser muito bem definida, caminhando em concordância com a sua marca.
O catálogo precisa transmitir a mesma sensação que sua empresa passa aos clientes, seguindo a mesma linha de comunicação.
Esse e vários outros detalhes precisam ser analisados no momento da construção do material, e o indicado é que uma equipe de marketing especializada cuide disso.
Por atuarem na área de branding e fortalecimento de marca, esses profissionais são altamente indicados para o desenvolvimento de todo catálogo.
Como consequência, você terá uma apresentação completa de todos os produtos da sua empresa, garantindo uma fácil identificação por parte do seu público.
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