top of page

O que é um catálogo de produtos? Veja como ele impacta no seu negócio

Atualizado: 2 de nov. de 2023

O catálogo de produtos é uma ferramenta extremamente útil para todo negócio, independente do segmento.


É o responsável direto por organizar tudo a respeito do seu produto/serviço em um só lugar, concentrando as informações essenciais que o público precisa saber.



catálogo impresso aberto sobre uma mesa
O que é um catálogo de produtos? Veja como ele impacta no seu negócio - FW2 Propaganda


O catálogo possui um potencial gigante, e foi assim desde o início. Essa visão completa de negócio que ele gera é um fator muito importante para diversas áreas, como:


  • Clientes que queiram conhecer sua empresa e o que ela oferece;

  • Time de vendas que precisa conhecer todos os serviços/produtos;

  • Representantes que precisam negociar com mais agilidade.


Apenas com essas informações já podemos ver quanto o catálogo é importante para o dia a dia de uma empresa.


Quer entender mais sobre o assunto e saber como aplicá-lo em seu negócio? Continue a leitura e aproveite!




O que é um catálogo de produtos?


Um catálogo é aquilo que categoriza todas as informações em uma única estrutura, reunindo os dados mais importantes sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.


Funciona tanto online quanto impresso, onde a essência é a mesma, só mudando a forma de apresentação.



Dentro do catálogo, é sua responsabilidade mostrar aquilo que seu cliente precisa ver. Saber como chamar sua atenção é crucial, para que o interesse da pessoa não se perca no meio do caminho.



Mas para tal, precisa ser criativo e eficiente, seguindo o tom de voz e identidade da sua marca, para criar vínculos mais fortes para a empresa em si.


As informações precisam ser claras e coesas, contendo todo o necessário para fazer os clientes fecharem um negócio.



Lembre-se que a ideia é vender seu produto de uma forma mais ágil e, de certa forma automática, então de nada adianta se o cliente precisar tirar milhões de dúvidas com você porque o catálogo está ‘incompleto’.




Como o catálogo de produtos impacta na sua empresa?


Um bom catálogo de produtos serve como um preciso guia para nortear as principais informações a respeito do seu produto ou serviço.


Com tudo isso organizado e reunido em um só lugar, tudo se torna muito mais prático e sua empresa recebe vários benefícios, como por exemplo:



Melhoria na jornada de compra


Seus clientes conseguirão ver tudo de uma forma mais rápida, que ajudará na sua tomada de decisão. Como consequência disso, a experiência de compra de cada um será melhorada, um fator crucial para a fidelização de clientes.



Maior produtividade


Sua equipe consegue produzir mais, tendo mais tempo livre para outras tarefas. Isso acontece por não haver mais a necessidade de investir tempo para reunir as informações sobre o produto.


No pitch de vendas, o timing é essencial para fechar um negócio.



Facilidade para treinamento


Com um catálogo em mãos, o treinamento de novos funcionários também é afetado positivamente.


Todas as informações reunidas em um só lugar facilita o aprendizado, tanto para quem ensina quanto para quem é ensinado.



Facilidade para parceiros


Se sua empresa possui uma equipe de marketing ou outra empresa parceira, um catálogo de produtos é o que eles sonham (pode ter certeza disso!).


Ter um guia de referência faz com que todo o serviço terceirizado seja mais eficiente, diminuindo a quantidade de erros.




O que não pode faltar em um catálogo de produtos?


Existem certas predefinições sobre o que é considerado um bom catálogo de produtos, que funciona como um escopo de tudo que precisa existir dentro dele para ser funcional.


Entre essas informações, as mais importantes são:


  • Cores e elementos relacionados à marca;

  • Fotos em alta qualidade;

  • Nome e descrição do produto;

  • Informação técnica (dimensões, peso, material);

  • Dicas/instruções para uso;

  • Segmentação de produtos;

  • Preços e promoções;

  • Formas de contato (telefone, email, mídias sociais);

  • Chamada para compra.


Seguindo esses passos, temos um catálogo que funciona.


Claro que existem outros fatores no meio disso tudo, como design, diagramação e outros detalhes mais técnicos que precisam ser levados em consideração na hora de produzir cada página.




Conclusão


Que o catálogo de produtos é importante, isso já conseguimos entender bem. Mas antes de tudo, precisamos ter em mente que a produção deste material precisa ser muito bem definida, caminhando em concordância com a sua marca.



O catálogo precisa transmitir a mesma sensação que sua empresa passa aos clientes, seguindo a mesma linha de comunicação.


Esse e vários outros detalhes precisam ser analisados no momento da construção do material, e o indicado é que uma equipe de marketing especializada cuide disso.


Por atuarem na área de branding e fortalecimento de marca, esses profissionais são altamente indicados para o desenvolvimento de todo catálogo.



Como consequência, você terá uma apresentação completa de todos os produtos da sua empresa, garantindo uma fácil identificação por parte do seu público.




Quer ver mais dicas e conteúdos que vão ajudar sua empresa no mundo digital?Clique aqui e veja nossos artigos!

113 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page