top of page

Como criar um briefing de marketing eficaz

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é essencial ter um briefing bem elaborado, essa ferramenta deve ser o primeiro passo para a execução de uma boa ideia.


Ele serve como um guia detalhado para que seja seguido pela equipe de marketing, mantendo todo o time em uma mesma direção.





Para que a comunicação seja eficiente, é preciso que o briefing seja bem-sucedido, evitando retrabalhos e falhas na comunicação.


Neste artigo, exploraremos as principais técnicas para a criação de  um briefing de marketing eficaz.

 

Boa leitura!



O que é briefing de marketing? 


O briefing é um documento que registra todas as informações necessárias para a criação de um projeto de marketing, ele define os objetivos, o público-alvo que se quer atingir, orçamentos, prazos e estratégias de campanhas.


Ele deve ser claro, informativo e conciso, fornecendo à equipe de marketing todas as informações necessárias para o desenvolvimento de uma campanha eficaz.



Importância da realização de um briefing: 


O briefing é como uma bússola para o sucesso de qualquer projeto, servindo como um guia fundamental para toda a equipe, garantindo que todos estejam na mesma página, ajudando na definição de escopos, fornecendo uma base para tomadas de decisões e medindo o sucesso da campanha.


Pensando nisso, entenda um pouco mais sobre a importância da realização do briefing: 


Garante que todos estejam na mesma página:


Um briefing bem escrito e completo, garante que todos os membros da equipe estejam cientes dos objetivos da campanha e estratégias que serão utilizadas, isso ajuda a evitar confusões e garante que todos estejam trabalhando juntos em busca das mesmas conquistas. 


Ajuda a definir o escopo do projeto:


O briefing é um importante aliado na hora de definir os escopos dos projetos e quais recursos serão necessários, evitando realizar ações em excesso e garantindo que a equipe de marketing esteja focada nas tarefas mais importantes. 


Fornece uma base para a tomada de decisões:


O briefing ajuda a fornecer para a equipe de marketing as informações que são necessárias para as tomadas de decisões, incluindo partes criativas, media planning e orçamentos.


Ajuda a medir o sucesso da campanha:


Um briefing completo e bem escrito pode ser utilizado para medir o sucesso da campanha, ao comparar os resultados com os objetivos definidos no início do projeto.


Como criar um briefing eficaz? 


Um briefing eficaz deve incluir descrições sobre o negócio, produtos e serviços, o público-alvo que se deseja atingir e dados da concorrência.


O que também não deve faltar são os objetivos, estratégias, orçamentos e cronogramas da campanha que será desenvolvida.  


Por isso, aprenda algumas dicas para criar um briefing de marketing eficaz: 



Seja Claro e Conciso: 


O briefing deve ter uma linguagem de fácil leitura e entendimento, por isso é ideal evitar textos muito longos, o uso de jargões e termos técnicos.


Tenha dados específicos: 


Os dados e informações coletados pelo briefing devem ser os mais específicos possíveis, fornecendo o maior número de detalhes para a realização da campanha por parte da equipe de marketing. 


Seja realista e flexível: 


Os objetivos da campanha devem ser desafiadores, mas também realistas e alcançáveis, com base na análise de dados e da concorrência. A flexibilidade é importante para lidar com imprevistos, garantindo o bom andamento do projeto. 


Dica Adicional para um Briefing eficaz 


Tenha um canal de comunicação aberto com a equipe de marketing, esclarecendo dúvidas, respondendo perguntas e colhendo feedbacks durante o processo.


Além disso, realize reuniões periódicas, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados com os objetivos e estratégias da campanha.



Conclusão


Esteja preparado para adaptar o briefing, conforme a necessidade, com base em novos dados, insights e feedback, dedicando tempo e atenção para definir os rumos corretos, garantindo que todos os esforços estejam convergindo para o mesmo objetivo.


Aqui na FW2 Propaganda temos uma equipe de profissionais experientes que podem te ajudar a criar um briefing de marketing eficaz para  desenvolvimento de campanhas e ações de marketing para sua empresa. 

 

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos te ajudar a alcançar seus objetivos de marketing.


Quer ver mais conteúdos como esse? Clique aqui e confira nossos artigos!


5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page