top of page

Marketing Sensorial: como atrair clientes por meio dos 5 sentidos

Em um mundo digital cada vez mais competitivo, conquistar e fidelizar clientes é um desafio constante.


Como uma poderosa ferramenta para se destacar, surge o Marketing Sensorial, importante aliado para criar experiências únicas e memoráveis com a marca, tanto de forma física, como através dos meios digitais. 





O Marketing Sensorial, utiliza dos 5 sentidos, para criar conexões mais profundas com seus clientes, levando a um aumento de vendas, fidelização e fortalecimento da marca junto ao público consumidor.


Neste artigo, vamos abordar o significado do marketing sensorial e como utilizá-lo para atrair clientes por meio dos 5 sentidos. 


Boa leitura!


O que é Marketing Sensorial?


O marketing sensorial é uma técnica que surgiu na Inglaterra e visa estimular os cinco sentidos do corpo humano: a visão, audição, olfato, paladar e tato, impactando e envolvendo possíveis clientes.


Ao utilizar elementos sensoriais, são despertados estímulos que mexam com o inconsciente do consumidor, gerando a necessidade de compra, e ativando gatilhos mentais como escassez e urgência. 


No Marketing Sensorial, os sentidos podem ser trabalhados de forma harmônica ou separadamente, de acordo com o alcance e impacto de que a marca quer atingir.


Mostraremos os principais benefícios de investir em estratégias de Marketing Sensorial.


Benefícios de estratégias de marketing sensorial


Ao envolver emoções e estímulos sensoriais em uma estratégia de marketing, ocorre uma construção de memória da marca, gerando lembranças e diferenciais frente aos concorrentes.


Os principais benefícios englobam, reconhecimento de marca, aumento das vendas, diferenciação e diversidade da experiência do cliente.


Reconhecimento de marca: 


Estratégias de marketing sensoriais tanto em pdvs, como em campanhas de mídias digitais bem executadas e chamativas, fortalecem a identidade e aumentam a relevância da marca no mercado.


Aumento das vendas: 


Experiências sensoriais agradáveis influenciam diretamente no comportamento de compra, fidelizando clientes, gerando recomendações positivas e aumento nas vendas.


Diferenciação: 


Ao criar experiências únicas e envolventes, a marca se destaca da concorrência, conquistando uma posição privilegiada na mente do consumidor.


Diversidade da experiência do cliente: 


Utilizar diferentes estímulos sensoriais permite que a marca ofereça opções mais completas e envolventes para os clientes, atendendo a uma variedade de preferências individuais.


Os benefícios são muitos, por isso saiba a forma correta de utilizar dos 5 sentidos em estratégias de marketing.


Como os 5 sentidos atuam em uma estratégia de marketing:


Estimular os cinco sentidos e criar experiências memoráveis, torna a marca mais propensa a conquistar uma posição distinta na mente do consumidor.


Não apenas em pontos de vendas, o marketing sensorial também é uma escolha assertiva nos meios digitais, conduzindo a um universo de experiências e criando uma conexão profunda e duradoura com o público. 


Entenda como utilizar os 5 sentidos em estratégias de marketing: 



1. Visão: 


O primeiro contato do cliente com uma marca ou um produto é visual, por isso embalagens e materiais de comunicação precisam ser estéticamente atraentes e transmitir a identidade da marca.


Cores, imagens, vídeos e formas chamativas e cativantes, são fundamentais para criar experiências visuais positivas e convidativas.



2. Audição: 


Os sons do ambiente e  podcasts podem influenciar diretamente no humor e no comportamento de compra dos consumidores. 


Sons adequados com o perfil do público e a proposta da marca, podem proporcionar um ambiente relaxante, estimulante e divertido, criando uma experiência sonora agradável e memorável.


3. Olfato:


O olfato é o sentido mais poderoso para despertar memórias e emoções, já que um aroma agradável pode se tornar um diferencial para a marca e contribuir na fidelização do cliente.


Perfumes, aromatizantes e até mesmo o cheiro de produtos frescos, podem ser utilizados para criar uma atmosfera única de compra, despertando o interesse do consumidor pelo produto.


Sensações olfativas também podem ser utilizadas no mundo digital, por meio de descrições vívidas, gatilhos mentais e até mesmo tecnologias de difusão de aromas.


4. Paladar: 


O paladar é utilizado para criar experiência por meio dos sabores, sendo muito utilizado em degustações de produtos, ofertas de brindes comestíveis e personalizados, proporcionando a lembrança da marca por meio do sabor dos produtos.


Em campanhas digitais o paladar pode ser despertado por meio de imagens apetitosas, vídeos de receitas e até mesmo experiências gastronômicas virtuais, aguçando o paladar do público.


5. Tato: 


A textura e os materiais utilizados na fabricação dos produtos, são um importante fator de decisão de compra.


O sentido do tato pode ser explorado através de embalagens e experiências em lojas físicas, podendo influenciar na percepção do cliente sobre a qualidade e o valor da marca. 


E de forma digital através de imagens detalhadas e vídeos que demonstrem a suavidade ou a robustez dos materiais, proporcionando uma experiência tátil virtual.



Conclusão


O marketing sensorial oferece uma maneira poderosa para as marcas se destacarem no mercado, criando experiências envolventes.


Ao explorar os 5 sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato, as marcas podem criar conexões mais profundas, aumentando o reconhecimento da marca e atraindo mais clientes. 


Com planejamento estratégico e criatividade, o Marketing Sensorial pode ser um importante aliado para o sucesso de qualquer marca.


Explore conosco as possibilidades de implementar estratégias de marketing sensorial e atrair novos clientes.


Quer ver mais conteúdos como esse? Clique aqui e confira nossos artigos!





13 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page