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Por que Marketing Digital é importante para as empresas?

Atualizado: 2 de nov. de 2023

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas e engajadas com as mídias sociais e a Internet, graças a transformação digital que temos vivido.


Através delas nos comunicamos, aprendemos, compramos e vendemos, tirando proveito da facilidade e da rapidez na informação.



Para comprar um produto, por exemplo, os consumidores antigamente buscavam indicações, representantes ou visitavam a própria loja antes da compra.


Em contraste a isso, atualmente todas as referências necessárias existem na própria Internet, que encurta e facilita a jornada de compra do cliente.



pessoa formando uma pirâmide com peças desenhadas de estratégias digitais
Por que Marketing Digital é importante para as empresas? - FW2 Propaganda

Quando algum representante ou vendedor é acionado, isso indica, muito provavelmente, que o cliente já deve ter pesquisado tudo o que podia dessa empresa online e ainda assim decidiu continuar.


Resumindo, uma forte presença digital garante credibilidade, autoridade e confiança para seu público, atuando como uma porta de entrada para novos clientes e fidelizando os mais antigos.



Por outro lado, se o seu negócio não possui uma presença digital, isso significa que seu possível cliente irá encontrar outros concorrentes antes da sua empresa em suas pesquisas.


Sua única chance é esperar que um representante o encontre antes de fechar negócio com outra empresa. E, sendo bem honesto, a chance de isso acontecer durante este período é quase nula.



O que significa Marketing Digital?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o termo Marketing Digital, que nada mais é que o conjunto de estratégias usadas para posicionar algo ou alguém nos meios digitais.



Para uma empresa, trata-se da principal forma de se estabelecer uma comunicação direta e adequada com o seu público.


Quer um exemplo prático disso? De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2018, estima-se que os brasileiros passaram cerca de 9h por dia na Internet.


Se acrescentarmos o fator pandemia, que só fez tudo isso aumentar drasticamente, podemos dizer que atualmente a Internet faz parte de mais de um terço do nosso dia.

Resumindo, estar presente no mundo virtual significa estar presente em grande parte da vida das pessoas.



Ao olharmos o posicionamento das grandes marcas atuais e a projeção do mercado nacional e internacional, não restam dúvidas de que o Marketing Digital será o principal caminho no ramo empresarial também.



Os benefícios do Marketing Digital

Há muitas estratégias diferentes para se melhorar o Marketing Digital de uma empresa, e nós vamos falar sobre isso posteriormente. Por enquanto, vamos abordar 3 benefícios primários que todos podem adquirir simplesmente ao iniciar um trabalho focado no mundo digital:


Maior alcance

Independente de como um negócio funcione, adicionar um novo lugar de atuação sempre vai resultar em um aumento no alcance.


Com a Internet, pode-se excluir todos os limites geográficos e de horários que possam existir. Você pode captar clientes de todos os lugares do mundo, em qualquer hora possível.

Consequentemente, isso aumenta exponencialmente o alcance da sua empresa.



Experiência do consumidor

No digital, existem grandes estratégias que trazem uma maior proximidade entre a marca e seu público.


Trata-se muito mais do que apenas vender, mas de ouvir as opiniões, indicações e críticas dos clientes, que sentem-se muito mais satisfeitos quando são ouvidos.


Em uma realidade onde o mercado tem se tornado cada vez mais exigente, esse benefício acaba tornando-se ainda mais valorizado.



Análise dos resultados

Consegue imaginar como era difícil reconhecer uma boa campanha antes da Internet? Métricas como alcance, visualizações e interesses primários eram muito mais complicadas de serem mensuradas.


Com o digital, temos dados precisos que permitem o reconhecimento de erros, uma etapa crucial para o desenvolvimento de qualquer campanha.


Aprender com os erros e aumentar os acertos é o que determina um ótimo marketing.



Utilizando o Marketing Digital da maneira correta na sua empresa

Agora que vimos o que aquilo que é 'comum' de se adquirir com as estratégias digitais, mostraremos a seguir as vantagens que a sua empresa pode ter ao desempenhar um Marketing Digital de qualidade.



Alcance direcionado

Pouco acima nós dissemos que o alcance é uma grande vantagem do digital em relação ao marketing comum, e isso é verdade. Porém, ainda melhor que um alcance exacerbado, ao se aproveitar das ferramentas corretas você pode segmentar e direcionar esse alcance de uma forma assertiva.


Consequentemente, você começa a atingir as pessoas que têm o perfil ideal para a sua empresa e passa a conversar diretamente com elas, ao invés de simplesmente "atirar para todo lado".


Você, então, passa a investir em quem realmente vale a pena, além de conhecer cada vez mais seu público-alvo.



Construção da audiência

Ao adquirir um alcance direcionado baseado na Persona ideal, você pode passar a conhecer cada vez melhor os hábitos de seus consumidores, seus comportamentos, seus gostos, suas preferências e muito mais.


Assim, não somente você passa a conquistar novos clientes que possuam a mesma mentalidade, mas também fideliza-os com uma maior facilidade, pois pode agir com um embasamento real daquilo que realmente funciona.



Fortalecimento da marca

Assim como todos os processos dentro do Marketing Digital, uma marca não se torna forte do dia para a noite. Trata-se de um processo contínuo e planejado, visando um objetivo.


Com o passar do tempo, sua marca começa a se estabelecer como uma autoridade no segmento, gerando mais confiança.


As vantagens não param por aí! Com a marca tornando-se mais forte, ela passa a ser encontrada por possíveis clientes com mais facilidade. Seja em mecanismos de busca do Google ou nas redes sociais, quanto mais visível, maior o alcance.



Pouco investimento no início

Embora não seja gratuito, o investimento no digital, se comparado ao offline, passou a ser mais rentável, principalmente no início dos trabalhos.


Investir em anúncios em outdoors, rádios ou mídias impressas traz bons resultados, mas possuem um custo no qual empresas recentes ainda não podem arcar.



No digital, portanto, existe um valor mínimo para ser investido, e à medida que o ticket médio da empresa cresce, o investimento pode crescer também, podendo assim alcançar resultados muito mais expressivos.


Nas grandes empresas, a grande maioria do investimento é destinado às campanhas online.



Oportunidades de negócios

Obviamente que não podíamos deixar de comentar sobre o mais visado benefício que o digital traz: o aumento de vendas.


Ao realizar um bom planejamento com uma estratégia eficaz e pautada em resultado, sua empresa, consequentemente, começa a gerar novos leads, que nada mais são que possíveis clientes que possuem interesse em sua empresa ou produto.



Lembra da parte de "estratégia eficaz" que dissemos acima e que basicamente falamos sobre isso o tempo todo? Então, é ela que vai encaminhar esse lead para o caminho que você quer que ele siga, qualificando-o e nutrindo um relacionamento.


Com o passar do tempo, os leads se tornam oportunidades e sua empresa fecha novos negócios.



Tenha um Marketing Digital que realmente dá resultado

A essa altura do campeonato, você já deve ter percebido que tudo é um processo, e este processo exige planejamento, estratégia e muita análise.


As maneiras de se otimizar um Marketing Digital são várias e as estratégias são infinitas, pois mudam a cada dia.



O que precisa ser definido é o objetivo, antes de tudo. Assim, podemos nortear todo o planejamento com este foco em específico.


Redes sociais, Blog, E-mail Marketing, SEO, Inbound Marketing, Website. Cada tipo de estratégia tem sua função específica e podem sempre conversar entre si, dentro de um mesmo negócio.


Por isso, é imprescindível que sua empresa possua um trabalho especializado com uma agência preparada para fornecer a melhor estratégia dentro da sua própria realidade.


Resumindo, um plano de ação especificamente preparado para o seu segmento, que converse com seu público ideal e saia na frente dos seus concorrentes.



Confie em uma agência com vasta experiência no Marketing Digital

A FW2 Propaganda, como uma das pioneiras em sua região, é uma empresa de quase 20 anos de experiência, que tem se adaptado e evoluído junto com as mudanças tecnológicas e pessoais que surgem a cada dia.



Somos uma agência focada em resultados, e entregamos qualidade em nossos serviços. Sites rápidos e funcionais, assessorias de redes sociais, Inbound Marketing completo em parceria com a RD Station e muito mais.



Deseja saber mais sobre o nosso trabalho? Solicite uma reunião com a gente (solicitar reunião), estaremos mais do que felizes em conhecê-lo!

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