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Tendências do mercado digital para 2023

Atualizado: 2 de nov. de 2023

Muitas novas tecnologias estão constantemente surgindo, e conhecer as tendências do mercado digital é um ponto crucial para o sucesso de muitos negócios.


A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, seja para nossos relacionamentos, interações ou até mesmo negócios.


Por isso precisamos sempre olhar para a frente, para as novas oportunidades que podem surgir. Precisamos entender o lugar em que estamos hoje e onde queremos chegar.



mão sinalizando o ano 2024 em um gráfico
Tendências do mercado digital para 2023 - Fw2 Propaganda


Vivemos em uma situação de recuperação dos impactos negativos da pandemia, por exemplo. E o comportamento do consumidor, em geral, foi altamente impactado devido a isso.


As pessoas têm priorizado o relacionamento entre empresa-cliente, a experiência de compra e os valores da marca. Pontos esses que não eram tão valorizados há alguns anos atrás.



Isso nos mostra como os fatores ambientais, culturais e socioeconômicos impactam em várias áreas da nossa vida, inclusive no Marketing Digital.


Algo que reflete muito as tendências que o mercado digital tem nos mostrado para esse ano: a volta das relações pessoais, juntamente com a vida home office; novas ferramentas e conceitos nunca antes vistos; usuário como o centro das estratégias e muito mais.



Pensando nisso, reunimos as 7 principais tendências do mundo digital que podem impactar diretamente os negócios da sua empresa. Aproveite a leitura!




7 tendências para o mercado digital em 2023



1- Qualidade antes de quantidade


As mudanças nos mecanismos de busca nos últimos anos favoreceu a criação de conteúdos como forma de engajar, atrair e converter novos leads, no chamado Inbound Marketing.


Porém, à medida que essa estratégia foi mostrando grande resultado, muitas empresas apostaram na exacerbada criação de conteúdos, como uma forma de potencializar isso.


Mas vimos que não é essa a ideia do Inbound Marketing. Isso só acabou gerando uma quantidade enorme de conteúdos rasos e pouco relevantes, que mais atrapalham o aprendizado do leitor do que ajudam.



Não somos só nós que gostamos de ver conteúdo de qualidade, mas o Google também.



Isso significa que ele, atualmente, consegue reconhecer com mais facilidade a mensagem que o conteúdo traz, a veracidade das informações e dados e a coesão do texto em si.


Um grande indicativo dessa tendência do mercado para os próximos anos, de priorizar a qualidade ao invés da quantidade, de criar materiais que realmente transmitem uma mensagem clara e que faça sentido ao público-alvo que deseja alcançar.



2- Experiência do usuário como o foco


Como a principal característica do Marketing 5.0 está a centralidade do usuário.


O que isso significa? Reconhecer que as novas tecnologias e ferramentas que surgem são importantes, mas somente se contribuir para a qualidade de vida e o indivíduo em si.



O foco é o usuário, o cliente, o consumidor, aquele para quem nós trabalhamos. Essa é uma das maiores tendências do mercado nos dias de hoje.



Com o fim da pandemia, a relação se tornou um foco ainda maior no comportamento dos consumidores, que passaram a apoiar marcas simplesmente por se identificar e gostar daquilo que ela defende.


Essa primeira impressão gerada no usuário nada mais é que a experiência que ele tem com a marca. Por isso, esse assunto tem sido muito discutido na gestão de marketing digital das grandes empresas.



Ter um site funcional e rápido, mídias sociais que se relacionam com seus seguidores, e-mail marketing para nutrir um relacionamento individualizado, tudo isso faz parte da imagem que a empresa quer passar ao seu público.


Com isso feito do jeito certo, navegar pelos conteúdos e plataformas da sua empresa dentro do mundo digital se torna agradável, fácil e simples, e é um fator decisivo na decisão de compra dessas pessoas.



3- Social Commerce


Já não é segredo para ninguém que a quantidade de compras online tem crescido nos últimos anos.


No ano de 2022, por exemplo, uma pesquisa da ABComm mostrou que as vendas no e-commerce brasileiro alcançaram quase 170 bilhões de reais.


E a tendência é que esse valor aumente ainda mais, com a previsão de ultrapassar a casa dos 270 bilhões no ano de 2027.



Ou seja, a tendência às compras online é algo real, e já faz parte da rotina dos consumidores ao longo do país todo.



Contudo, a nova tendência que vem ganhando força é o Social Commerce, que se baseia em utilizar as redes sociais para fazer compras.


Isso tem acontecido porque, na nova geração de consumidores, usar as redes sociais para pesquisar sobre marcas tem se tornado cada vez mais comum.



Em uma pesquisa feita pela Hootsuite, foi mostrado que as novas gerações tendem a usar mais as redes sociais do que mecanismos de busca para pesquisar sobre uma marca. Ainda que seja uma pequena diferença entre os dois tipos, é importante reconhecer o aumento do Social Commerce nas pessoas mais jovens.



As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, isso já é um fato. Não é incomum para as pessoas acompanharem marcas de que gostam, seguí-las e até mesmo divulgá-las para quem ainda não as conhece.


Por isso, as redes sociais também estão aproveitando essa mudança de hábito, e o Instagram, por exemplo, criou o Instagram Shopping, sua própria plataforma de vendas que torna o contato entre cliente e empresa muito mais fácil através das redes sociais.



Para esse ano, é esperado que essas plataformas sejam ainda mais comuns dentro das redes sociais, como uma forma de ajudar as marcas a divulgarem seus produtos e serviços de forma mais direta.



4- Acompanhamento de conteúdo


Na Era da Informação, criar e acessar conteúdo tornou-se algo fácil, devido a quantidade absurda que temos à nossa disposição.


Porém, nem sempre isso é uma coisa boa. Com tantas opções para escolher, as pessoas tendem a se perder no meio do processo de busca, e isso prejudica sua experiência como um todo.



Por esse motivo, o acompanhamento de conteúdo tem se tornado muito importante para atrair novos negócios.


Esse acompanhamento se resume a produzir conteúdos de qualidade com certa frequência, de forma a criar uma audiência que passe a confiar naquilo que sua empresa cria.



E-mail Marketing, artigos de blog, publicações em redes sociais, todas essas ferramentas podem ser usadas com esse propósito também.



Assim você passa a estabelecer sua marca como uma autoridade no assunto, transmitindo confiança ao público, que não mais precisará perder tempo procurando um conteúdo que tire suas dúvidas.


Você facilita a informação, e como consequência gera muito mais visibilidade aos seus conteúdos e um melhor relacionamento com seu público-alvo.



5- Conteúdo personalizado


Se a experiência do usuário é uma grande tendência para os próximos anos, não há nada melhor do que fazer cada pessoa se sentir especial.


Essa é a grande vantagem do conteúdo personalizado. Através de Email Marketing, existem ferramentas que criam automações para o disparo dos emails.



Disparar emails padronizados para todo mundo já não tem mais o mesmo efeito como antes, por isso precisamos torná-los personalizados.


Com essa automação, é possível determinar quais emails serão enviados para as pessoas de acordo com cada ação específica que ela teve em seu site, por exemplo.



Imagine só: você adiciona um produto no carrinho e não finaliza a compra, e no outro dia recebe um email com um cupom de 20% de desconto, como um ‘incentivo’ a mais.


As chances de fechar negócio são bem maiores, não acha?



A ideia é atuar não apenas no fim do processo de Funil de Venda, mas também ser utilizado em outras partes, como entregar conteúdos específicos sobre a dúvida que o usuário tem, mostrar opções de produtos que a pessoa pesquisou, entre outros.


Isso não só aumenta as chances de sucesso na abordagem da venda, como também torna o processo mais rápido e econômico para sua empresa, que não precisa investir tanto tempo para criar esse relacionamento individual com cada cliente.



6- Inbound Marketing como obrigação


Assim como dito acima, a qualidade tem sido um fator determinante para o sucesso das estratégias digitais das empresas.


Dentro disso, o Inbound Marketing se destaca como o conjunto de estratégias ideais para trazer essa qualidade que os clientes precisam.



O maior motivo disso vem da sua capacidade de englobar várias áreas do Marketing Digital ao mesmo tempo, como mídias sociais, email marketing, tráfego pago, SEO, artigos de blog e muito mais.


É uma ótima forma de agregar autoridade à marca, entregando conteúdos de valor em troca da captação de novos contatos.



Resumindo, o Inbound Marketing não é somente uma tendência, mas uma realidade que já faz parte de muitas grandes marcas ao redor do país.



7- Inteligência Artificial


Para finalizar, um dos pontos que mais estão em alta nos últimos dias, a inteligência artificial, ou IA.


Algumas ferramentas têm surgido com o intuito de utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos, textos, códigos de programação, áudios e até mesmo imagens.



A grosso modo, isso se baseia em um banco de dados altamente preparado, que dispõe de muitas opções para que a ferramenta passe a aprender à medida que funciona, sempre se aperfeiçoando.



Ainda estamos no começo do tanto que podemos aprender com essa tecnologia, mas certamente já tem impactado muitas empresas e negócios com as opções que ela traz.


Contudo, ainda precisamos ter cuidado e moderação para utilizar dessas ferramentas, que criam materiais que são considerados como SPAM em algumas ocasiões, ponto esse que pode prejudicar o ranqueamento e SEO de um site, por exemplo.


Precisamos ter cuidado, mas é sim uma ferramenta que pode ser uma grande aliada dos negócios. De qualquer forma, uma poderosa tendência que precisamos ficar de olho no futuro!




Acompanhar as mudanças é crucial


Uma postura e visão baseada na evolução é algo que todo gestor e proprietário precisa ter, um ponto determinante para o sucesso.


Precisamos sempre estar atentos para as novidades que a Era da Tecnologia nos traz, para enxergar as oportunidades no meio disso tudo. Essa é a forma de evoluir e dar o primeiro passo em relação aos concorrentes.



Além disso, não somente você e sua empresa devem ter um olhar para o futuro, mas é necessário que seus parceiros compartilhem dessa mesma visão, de não se acomodarem nem ficar para trás com as novas tecnologias que surgem.


Assim se cria uma parceria de sucesso, com empresas que a buscam tanto quanto você.




Conclusão


O futuro é sempre incerto, mas tudo que mostramos aqui já faz parte do nosso dia a dia. E como muitas outras tendências que já surgiram, é muito provável que essa recorrência aumente ainda mais.


Por isso, fique ligado nas próximas notícias e novidades do mundo digital, pois é isso que sempre fazemos por aqui.




Se você quiser saber mais sobre o mercado digital, clique aqui e confira nossos outros artigos!

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