O conceito de Inbound Marketing é algo que já existe faz um certo tempo, mas isso não significa que seja uma prática ultrapassada ou ineficiente.
Muito pelo contrário, passou por várias adaptações de acordo com o surgimento de novas tecnologias, softwares e ideias, e podemos dizer que, hoje em dia, é uma das estratégias mais funcionais para construir o marketing digital de uma empresa, independente do segmento.
Ao decorrer deste artigo iremos aprofundar mais neste conceito, mostrando os benefícios, as formas de atuação, suas variações e as formas que sua empresa pode ser impactada. Boa leitura!
Sobre o Inbound Marketing
Podemos entender o Inbound Marketing, para facilitar, como uma mistura de estratégias que têm como objetivo principal a atração e conversão de novos clientes, através de conteúdos gratuitos e relevantes.
Essa prática é usada por quase todas as grandes marcas atualmente, o que já comprova a sua funcionalidade.
A ideia do Inbound consiste em fornecer conteúdos que sejam relevantes ao seu próprio público, e assim iniciar um relacionamento com cada um, evoluindo-os de totais estranhos para clientes fiéis da sua marca.
Fornecer conteúdo de qualidade sem nenhum custo adicional é uma maneira de atrair novos contatos, em primeira instância. A partir desses contatos você pode iniciar o relacionamento, mostrando problemas e trazendo sua empresa como a solução, de uma forma que os façam desejar saber mais sobre o seu produto ou serviço.
Assim funciona essa estratégia, caminhando contrariamente ao método de marketing convencional. Ao invés de ir atrás do cliente, você cria materiais que tornam sua empresa em um alvo fácil para novos consumidores.
As duas formas de Marketing: Inbound x Outbound
Como dito acima, o Inbound Marketing segue na contramão do que é mais conhecido nas áreas publicitárias. Mas não se preocupe, vamos explicar essas diferenças também.
Inbound Marketing
Totalmente opcional
Possibilidade de engajamento
Desenvolve relacionamento
Custos mais acessíveis
Resultados em longo prazo
Público assertivo
Outbound Marketing
Mais "invasivo"
Ações difíceis de metrificar
Comunicação de uma via, apenas
Custo-benefício maior
Resultados em curto prazo
Público generalizado
Como podem ver, é um processo a longo prazo e mais demorado. Porém, garante um melhor resultado na questão de direcionamento de público-alvo, reconhecimento de marca e relacionamento com clientes, além de um valor mais acessível.
Utilizando o Inbound Marketing
As ações estratégicas que compõem o Inbound são várias. Conhecer, entender e realizar cada uma delas e adequá-las de acordo com as etapas do Funil de Venda não é nada simples, mas definitivamente vale a pena. Explicaremos a seguir um pouco sobre as mais utilizadas:
E-mail Marketing
Uma das estratégias pioneiras dentro do Inbound, o e-mail marketing surgiu de uma necessidade de gerar maior relacionamento com os leads existentes. Contudo, pode-se usar o e-mail para todos os objetivos: vendas, comunicados, newsletter, links, materiais e etc.
Resumindo tudo de uma forma bem simples, é uma forma de comunicação própria, em que todos estão conectados de uma maneira ou de outra. Mas então qual será o diferencial do e-mail marketing? A automação.
Grande parte das estratégias de Inbound Marketing começam e terminam dentro de um e-mail. É o mecanismo por onde você mais pode conversar com seu cliente.
A automação veio para facilitar tudo isso, permitindo que você envie e-mails de acordo com cada ação que o lead possa tomar dentro do seu fluxo. Um importantíssimo aliado para qualquer tipo de empresa ou negócio.
Blog
É categorizado como uma das principais estratégias dentro do Inbound Marketing, devido a sua relevância e importância.
Com artigos de blog de qualidade, em que o conteúdo converse com o público-alvo ideal e agregue valor e autoridade à marca, suas estratégias tornam-se muito mais eficazes.
Além disso, gera-se um grande fluxo de pessoas no site da empresa de forma orgânica, pois o Google reconhece que o conteúdo é bom e começa a ranqueá-lo cada vez melhor, tornando seu website mais acessível.
Mídias Sociais
Claro que não poderíamos deixar as redes sociais de fora. Nela encontram-se todos os tipos de pessoas e empresas, e estar presente aqui significa estar presente no radar de vários possíveis clientes também.
Através desse meio de comunicação, você pode divulgar seus artigos de blog, sua empresa e muitas informações úteis. Também é um excelente meio para se relacionar com o público, onde eles podem comentar, responder e interagir diretamente com a marca.
Landing Pages
A Landing Page é o local da captação de um lead. É onde o cliente deixa alguma informação sua em troca de algum tipo de conteúdo que sua marca está oferecendo.
A cada landing page acessada surgem mais informações para você e sua equipe, ou seja, mais dados e métricas para vocês tirarem proveito.
E o melhor de tudo é: uma boa landing page ajuda a aumentar a taxa de conversão do material, pois já funciona como uma pré-visualização do mesmo, com informações e tópicos do que será abordado a seguir, aumentando ainda mais a curiosidade de quem lê.
As vantagens do Inbound Marketing
O Inbound Marketing, principalmente, tem como objetivo maior gerar venda e reconhecimento de marca, assim como muitas outras estratégias digitais existentes.
O que diferencia o Inbound são os outros vários benefícios que ele é capaz de trazer a uma marca, e nós vamos ressaltar alguns desses abaixo:
Educação da Persona
Toda a ideia do Inbound é centrada em atrair e nutrir o lead, criando um relacionamento com o mesmo. Como consequência, você passa a tornar sua empresa e seu produto cada vez mais conhecidos.
Mas muito mais que isso, você prepara e qualifica o lead, mostrando como sua marca é confiável e como ela possui a solução para seus problemas.
Com um lead preparado você otimiza o tempo e a energia do seu time de vendas no momento do fechamento.
Alto custo-benefício
Em pesquisas feitas comparando as estratégias de Inbound e Outbound Marketing, foi possível descobrir uma diferença de valores de quase 60% entre elas, tendo o Inbound como o mais acessível.
Em qualquer tipo de campanha ou estratégia, uma economia de 60% é muito mais que bem vinda. E o melhor de tudo, continua trazendo tantos resultados quanto qualquer outra metodologia, ou até mais.
Aumento do Ticket Médio e ROI
Como consequência de um trabalho bem feito, a educação dos leads tem a tendência de reverter não só em volume de vendas, mas também no aumento do ticket médio.
Isso porque, ao perceberem que a sua marca tem autoridade no assunto e realmente se preocupa em resolver os problemas dos clientes, eles não só escolherão comprar, mas comprarão em quantidades maiores.
E, se você diminui seu investimento (como mencionado no tópico acima), e consegue aumentar seu giro de vendas, logicamente seu ROI (retorno sobre investimento) também passa a crescer, uma métrica muito importante para todas as empresas.
Conhecimento sobre o público-alvo
Com a automação de e-mails, ebooks, artigos e outros materiais, existem formas de mensurar e metrificar o comportamento do cliente em cada um destes conteúdos.
Assim, você passa a conhecer mais sobre seu próprio público, entendendo o que mais chama sua atenção, o que não o atrai tanto e outros dados que irão te dar uma visão mais clara daquilo que você pode oferecer, visando sempre o melhor resultado.
Além de tudo, você tem acesso a essas informações em tempo real, o que gera uma flexibilização e agilidade muito grande para realizar quaisquer alterações nas estratégias, de acordo com os resultados obtidos.
Conclusão
Assim é a metodologia do Inbound Marketing, um processo muito utilizado e que irá, definitivamente, trazer melhorias para toda a sua equipe e, claro, aumentar suas vendas.
Se você busca por todas essas vantagens em sua empresa, entre em contato conosco e decole os seus resultados!
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