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Para que serve o site? A importância dessa ferramenta para sua empresa

Atualizado: 2 de nov. de 2023

Vivemos na era da tecnologia e da informação, e ainda assim perguntas como “para que serve o site?” ou “ter um site é realmente útil?” são comuns em muitas empresas.


Mas a verdade é que, independente do seu modelo de negócio ou do seu segmento, você precisa de um site se quiser uma forte presença digital.


E como já deve imaginar, a presença de uma marca no mundo digital é praticamente obrigatória nos dias de hoje.



Foguete decolando a partir da tela de um notebook
Para que serve o site? A importância dessa ferramenta para sua empresa - FW2 Propaganda


No ano de 2021, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% dos lares brasileiros têm acesso à internet, totalizando uma quantia de 165 milhões de usuários, aproximadamente.


Além disso, o comportamento de compra dos usuários tem mudado drasticamente nos últimos anos, com as pessoas apostando e confiando cada vez mais no mercado digital.



Resumindo, a internet é um local onde praticamente todos os seus clientes estão. Um bom site te posiciona no mundo digital com muito mais autoridade, atraindo e captando mais clientes.



Quer saber todos os benefícios que um site pode trazer ao marketing da sua marca? Continue a leitura e aproveite!




O site na prática


Antes de falarmos sobre os grandes benefícios que traz, vamos entender melhor sobre o que um site realmente é.



Entende-se como site todo endereço eletrônico disponível na web, como um conjunto de páginas com o objetivo de gerar interação ou criar uma comunicação.


Cada site tem seu próprio domínio para que possa ser encontrado através de mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.


O site é conhecido como o meio mais eficiente de transmitir uma informação dentro da internet, ficando disponível 24 horas por dia, todos os dias.




Existem diversos tipos de site ao longo da vastidão da internet. Sites institucionais, e-commerces, redes sociais, informativos, jogos e muito mais.


Por isso, conhecer seu público-alvo tem extrema importância. Quanto mais você compreender aquilo que atrai sua persona, mais direcionadas ficam as estratégias que você cria dentro do site.




4 motivos para ter um site na sua empresa


A essa altura, você já deve estar ciente de que o site é uma ferramenta muito poderosa e necessária para toda marca.


Por isso, separamos as 4 principais vantagens que isso pode trazer para sua empresa, para te mostrar com precisão cada ponto que irá te fazer disparar na frente da concorrência:



1- Mais autoridade e credibilidade


Na visão de cliente, quando vemos uma marca com um site próprio, domínio personalizado e todas as informações necessárias, tendemos a depositar mais confiança nela, automaticamente.


O site tem esse poder de agregar mais autoridade à marca, gerando confiança para os usuários que o visitam.


Dessa forma, você passa a posicionar sua marca como uma referência em seu segmento, para solucionar os problemas do seu público-alvo.



Vamos usar um exemplo para você entender melhor: imagine que você precisa comprar uma vassoura e faz uma pesquisa na internet para encontrar o fornecedor ideal.


Você se depara com duas opções: uma marca com um website próprio, informações sobre a empresa e apresentações dos produtos, e outra, com apenas uma página com número de telefone e um email para contato.


Qual das duas você escolheria?



São em momentos como esse que podemos perceber com clareza a autoridade da qual falamos acima, uma grande vantagem para qualquer empresa.



2- Maior alcance nas pesquisas


Conforme dissemos acima, o site é a porta de entrada para as pessoas conhecerem sua empresa no mundo digital.


Consequentemente, se torna uma forma adicional para se alcançar novos clientes.


E como isso acontece? Através de algo chamado SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que o conjunto de estratégias responsáveis para ranquear o site nos mecanismos de busca.



Hoje em dia, todos nós corremos no Google quando temos alguma dúvida, não é mesmo? Em cima disso, é muito mais comum olharmos os primeiros sites que aparecem como resultado.


Assim funciona o SEO. Ele é o responsável por tornar seu site bom o suficiente para que ele apareça nas primeiras posições do Google e outros mecanismos de busca.


Quanto maior for esse ranqueamento, mais visitas seu site recebe, e com isso, mais conversões e vendas, naturalmente.



3- Fácil comunicação com os clientes


Como os hábitos do consumidor mudaram muito nos últimos anos, a pesquisa se tornou uma parte natural do processo.


Isso significa que, antes de realizar uma compra, as pessoas tendem a buscar na internet várias opções diferentes para comparar preços, benefícios e confiabilidade.



Resumindo, muitos possíveis clientes podem estar analisando o site da sua empresa agora mesmo!



Mas ao contrário do que parece, isso é algo bom, uma grande oportunidade para o seu negócio. Isso porque, com o site, você pode criar estratégias diferentes para se comunicar com seu público.


Artigos de blog, atendimento online, fórum, caixa de comentários, entre outros. Tudo com o único e simples objetivo: criar um relacionamento.



4- Aumento das vendas


Claro, o objetivo principal de todo negócio não poderia ficar de fora: vender mais.


Dependendo do tipo do seu site, existem diferentes formas de se trabalhar estratégias de vendas.


As vendas automáticas, como os e-commerces, são o exemplo mais conhecido que temos no mercado. Mas a realidade que poucas pessoas sabem é: existem outras formas de se vender na internet.



Não se trata apenas de vender, diretamente. Mas sim criar fortes argumentos para apoiar os vendedores a fechar mais vendas.


Um site com FAQ, feedbacks de clientes, caixa de perguntas e uma abordagem voltada para convencer o cliente pode aumentar o volume de vendas exponencialmente.


E o melhor de tudo, você desenvolve um "atendente" virtual que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois serve para tirar dúvidas e convencer os clientes a fecharem suas compras.




Se você quer se destacar, faça diferente


Muitas objeções normalmente aparecem no primeiro momento de analisar sobre ter ou não um site, especialmente em pequenas empresas.


  • “Site é para empresas maiores, apenas”

  • “É um investimento muito alto”

  • “Meu negócio já está bem assim, para que mudar?”

  • “Trabalho no setor B2B, não tem necessidade de um site”


Apesar de serem exemplos muito comuns em muitas empresas, isso demonstra um ponto de vista totalmente errôneo que muitos gestores têm a respeito dos sites.



A verdade é que o site pode ser um poderoso aliado para o marketing de toda empresa, sem exceções.


Não se trata apenas de uma nova via de comunicação, mas algo único, com uma demanda que não pode ser suprida por redes sociais ou outros meios.


É o lugar ideal para atrair os clientes que estão na internet (e como você viu no início deste artigo, são muitos).



Vendo apenas por esse lado, além de todas as outras vantagens, já podemos perceber um enorme custo-benefício, em comparação a tudo que o site gera.


Se você quer ser diferente e quer que sua empresa se destaque no mercado, precisa agir diferente também.


Não se prenda a um modo de pensar antiquado. O marketing digital não só existe, como também já é obrigatório para toda empresa alcançar bons resultados.

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E então, conseguiu entender a verdadeira importância do site para o marketing digital? Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma!


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