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O que não fazer no Marketing Digital? Saiba como evitar esses erros

Atualizado: 2 de nov. de 2023

O Marketing Digital é uma das formas mais eficazes de alcançar seu público-alvo e promover sua marca.


No entanto, com tantas estratégias e táticas disponíveis por aí, pode ser fácil cometer erros e desperdiçar recursos valiosos como o tempo e dinheiro.



Foto de um homem assustado com as coisas que saem da tela do computador
O que não fazer no Marketing Digital? Saiba como evitar esses erros - FW2 Propaganda


Em grande parte dos casos, muitas empresas que começam novas estratégias de Marketing Digital, ao fazê-las sem uma metodologia correta, não conseguem mensurar com clareza onde o erro realmente está.


Isso acaba trazendo uma confusão na leitura dos dados e resultados, e possivelmente, gerando soluções que não funcionam.



O mais importante para todo empreendedor e gestor é ter a total noção dos acontecimentos dentro do seu negócio, sabendo como a empresa realmente atua para saber como contornar qualquer adversidade.



Neste artigo, vamos explorar os principais erros que as empresas devem evitar ao implementar uma estratégia de Marketing Digital, e como os gestores devem agir para garantir isso.


Boa leitura!




Não seguir uma metodologia


Assim como dito acima, a grande maioria dos problemas vem da falta de métodos, de um plano claro e abrangente a respeito do funcionamento da empresa, seu objetivo e suas perspectivas.



Ainda que o Marketing Digital se destaque pela facilidade de leitura e mensuração de resultados, sem um objetivo definido, fica difícil medir o sucesso real das estratégias.


Para fazer do jeito certo, precisamos começar do jeito certo.


Desde o início, é necessário definir um objetivo principal, público-alvo, personas, tipo de comunicação, análise de concorrência e tudo mais que uma estratégia digital precisa.



Após isso, planejar as estratégias. Mas já avisamos que, ao contrário do que muitos acreditam, não existe uma regra para o sucesso no mundo digital. Cada empresa atua de uma forma diferente, com pessoas diferentes e serviços distintos.


Esses e muitos outros fatores interferem no resultado final, e essa análise é o que diferencia empresas comuns de negócios de destaque.



Por isso, é importante trabalhar em conjunto com uma empresa especializada na área de Marketing Digital, com resultados comprovados e que queira fazer sua marca crescer.


Assim, você garante uma equipe 100% dedicada ao seu negócio, analisando e pesquisando formas de destacar a sua empresa entre todos os concorrentes dentro do mercado.




Não investir em SEO


Outro erro comum que muitas empresas cometem é não investir em SEO, que são estratégias para otimização de mecanismos de pesquisa (Google, por exemplo).



Quando temos uma dúvida, sempre perguntamos ao Google. Agora, dentro dos resultados que ele nos mostra, tendemos sempre a clicar nas primeiras opções, não é mesmo?


Aí que o SEO atua, em posicionar sua marca nas primeiras posições do Google, para passar mais credibilidade e conquistar um maior número de visitantes. E o melhor, tudo isso de forma orgânica.



  • Em uma pesquisa feita pela UserGuiding, em 2022, mostrou que o SEO é o responsável por mais de 1000% de tráfego nas empresas, em comparação com as mídias sociais. Além disso, cerca de 53% das visitas de todo site vêm das buscas orgânicas.


Assim sendo, é crucial para todo negócio trabalhar com uma agência especializada em estratégias de SEO, que trabalhe com pesquisa de palavras-chave, criação de conteúdos para blog, otimização das páginas, criação de backlinks, análise de concorrência e muito mais.




Não ter uma presença ativa nas mídias sociais


As mídias sociais são uma das formas mais eficazes de se conectar com seu público-alvo e promover sua marca.



No entanto, muitas empresas erram ao não ter uma presença ativa nas mídias sociais ou não usar as plataformas de forma adequada.


  • Segundo as estatísticas da Resultados Digitais, o Brasil encontra-se em 2º lugar entre os países que mais utilizam redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 50 minutos por dia, aproximadamente.


Ou seja, é um lugar relevante para a sua empresa estar, pois é exatamente onde seu público-alvo também está.


Por isso, é de extrema importância manter-se em contato com essa comunidade das mídias sociais, gerando conteúdo real do dia a dia da empresa, compartilhando acontecimentos e conquistas com seus seguidores.



Isso gera uma confiança maior por parte do seu público, que passará a enxergar sua marca de uma forma melhor, com mais credibilidade e autoridade dentro do segmento.


Além disso, com estratégias de tráfego pago, as redes sociais passam a ter um papel fundamental na captação de novos clientes, propagando seus conteúdos para pessoas com o perfil que você deseja.


Isso te ajuda a alcançar pessoas muito mais próximas de um negócio, potencializando as oportunidades de venda através das mídias sociais.




Não produzir conteúdo relevante e de qualidade


Outro erro comum está na falta de conteúdos relevantes que as empresas produzem.



Essa produção de conteúdo é uma das formas mais eficientes para conquistar novos clientes de forma orgânica, através do Marketing Digital. Com isso, você atrai, convence e cria a necessidade de comprar seu produto/serviço.


Esse conjunto de estratégias é conhecido como Inbound Marketing, uma ideia que consiste em fornecer materiais de qualidade em troca de informações das pessoas, para captá-las como lead e, posteriormente, iniciar trabalhos de nutrição e relacionamento com elas, gradativamente.



É extremamente funcional e muito usado por diversas grandes marcas ao redor do mundo, pois engloba várias outras estratégias como criação de conteúdos para blog, email marketing, fluxos de automação e muito mais.



Por esse motivo, nós da FW2 Propaganda possuímos uma parceria com a RD Station, a maior plataforma de Inbound Marketing da América Latina, que muito nos ajuda a criar e entender as melhores estratégias para nossos clientes.


Um universo que ainda pode ser muito explorado, pois tem apresentado números incríveis nos últimos anos.




Conclusão


Cometer erros no Marketing Digital pode ser caro e prejudicar seriamente os esforços da sua empresa.


Mas com a ajuda de uma agência especializada como a FW2 Propaganda, você pode evitar esses erros comuns e garantir que sua estratégia esteja gerando os melhores resultados possíveis.


Além disso, você garante mais clareza dentro dos processos da sua empresa, entendendo tudo o que está acontecendo de forma precisa.



Somos a escolha ideal para potencializar seus resultados dentro deste imenso universo digital. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.




Quer ver mais dicas e conteúdos que vão ajudar sua empresa no mundo digital?Clique aqui e veja nossos artigos!

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