As distribuidoras B2B enfrentam desafios únicos quando se trata de marketing e vendas.
Em vez de atingir diretamente os consumidores finais, elas precisam trabalhar em estreita colaboração com seus clientes e novos contatos para aumentar as vendas.
É por isso que muitas distribuidoras B2B têm dificuldade em desenvolver estratégias de marketing eficazes.
No digital, existem muitas tecnologias e estratégias que foram pensadas para resolver tais problemas, gerando novas oportunidades de negócios de forma automatizada.
Neste artigo, vamos explorar como o Marketing Digital pode ajudar as distribuidoras B2B a superar esses desafios e aumentar as vendas. Boa leitura!
As necessidades do Marketing Digital para distribuidoras
Antes de começar a criar uma estratégia de marketing para distribuidoras B2B, é importante entender suas necessidades e objetivos específicos.
As distribuidoras B2B geralmente têm uma base de clientes menor do que as empresas B2C, que se comunicam diretamente com o público final. Mas isso não significa algo ruim, é apenas um mercado que age diferente.
Da mesma forma, podemos perceber que o hábito de compra entre os públicos dos dois segmentos são diferentes, onde a relação estreita e relacionamentos duradouros com os clientes são muito mais presentes no B2B, sendo essa a chave para o sucesso de muitos negócios.
De certa forma, podemos afirmar que, no B2B, os negócios acontecem através da razão, e não da emoção. Se sua empresa fechou um negócio com um parceiro novo, pode ter certeza que ele já pesquisou sobre você e outras empresas ao redor.
Ah, e nesse exato momento podem haver várias outras empresas pesquisando sobre você e a sua marca. O melhor negócio, com mais benefícios e melhores estratégias vence, simples assim.
Por isso, uma estratégia de Marketing Digital eficaz para distribuidoras B2B deve se concentrar em nutrir bons relacionamentos com seus contatos, mostrando a eles que sua empresa é realmente a melhor escolha dentro do segmento.
Estratégias de Marketing Digital para distribuidoras
Atualmente, inúmeras distribuidoras do setor B2B investem em estratégias de marketing digital, como uma forma de automatizar a geração de contatos e gerar mais autoridade dentro do mercado.
Com a alta competição que vemos hoje em dia, essas estratégias têm se tornado cada vez mais importantes, sendo quase obrigatórias em determinados nichos.
A seguir, mostraremos alguns exemplos de estratégias muito utilizadas para trazer ótimos resultados para as distribuidoras:
Inbound Marketing
Uma estratégia eficaz e muito utilizada em várias distribuidoras B2B é o Inbound Marketing.
Isso envolve a criação de conteúdo relevante e valioso que ajuda seus parceiros de negócios a tomar decisões informadas e a entender melhor os produtos e serviços que você oferece.
Isso pode incluir blogs, infográficos, vídeos, whitepapers, entre outros tipos de conteúdo.
O objetivo aqui é fornecer informações úteis para seu público, de forma estreitar o relacionamento e nutrir um sentimento de confiança e autoridade, aproximando cada contato mais próximo da venda à medida que o tempo passa.
Site otimizado para mecanismos de busca (SEO)
Uma das maneiras mais eficazes de criar relacionamentos duradouros e captar novos contatos acontece por meio da otimização de mecanismos de busca (SEO).
Essa estratégia é crucial para garantir resultados melhores através do website.
Como já dissemos anteriormente, o setor B2B é composto por um estilo mais complexo de venda, onde trabalhamos com a razão do cliente. Ou seja, seus clientes vão fazer pesquisas sobre sua empresa e seus concorrentes antes de fechar um negócio, muito provavelmente.
Quando forem pesquisar, é importante que a sua distribuidora apareça no topo dos resultados de busca. Isso acarreta em mais cliques, visitas e maior contato com a marca.
Isso pode ser alcançado com uma estratégia de SEO eficaz, que envolve pesquisa de palavras-chave, criação de conteúdo relevante e otimização do site, para torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos motores de busca, como o Google, por exemplo.
Anúncios de tráfego pago
Além das estratégias de marketing já mencionadas, outra opção para as distribuidoras B2B é investir em tráfego pago.
Essa estratégia envolve a compra de anúncios em sites, mídias sociais ou em mecanismos de busca (Google). É extremamente eficaz para aumentar a visibilidade da marca e direcionar o tráfego para seu site.
Pode, também, ser especialmente útil para distribuidoras B2B que desejam alcançar clientes específicos em determinados setores ou regiões geográficas.
As opções de segmentação são ideais para isso, pois permitem que você direcione suas campanhas para públicos altamente específicos, atingindo pessoas com o perfil cada vez mais próximo ao seu público-alvo, ou seja, que estão mais aptos à compra.
Social Media
A gestão de mídias sociais também pode ser uma estratégia muito eficaz para as distribuidoras B2B.
As mídias sociais são uma maneira útil, rápida e fácil de se conectar com seus clientes e outros novos contatos, para mantê-los atualizados sobre seus produtos e serviços.
Também podem ser usadas para criar uma comunidade em torno de sua marca, engajando-a às novidades e acontecimentos do dia a dia.
É crucial como uma extensão da estratégia toda, pois pode ser usada para agregar em todas as outras citadas acima, agindo como um verdadeiro potencializador dos resultados.
Conclusão
Aumentar as vendas em uma distribuidora B2B pode ser um grande desafio, mas uma estratégia de Marketing Digital bem planejada pode superar esses obstáculos.
Ao concentrar-se em criar relacionamentos fortes e verdadeiros com seus contatos, sua empresa pode se destacar em um mercado altamente competitivo e alcançar novos patamares de crescimento.
E para tal, é de extrema importância que você tenha acesso à parcerias que caminhem neste mesmo sentido.
Encontrar uma agência de Marketing Digital especializada no setor B2B já é um enorme passo para garantir o sucesso das suas estratégias digitais.
E nós, da FW2 Propaganda, somos a parceria ideal para sua empresa, e além disso, sabemos que podemos crescer muito juntos.
Esse é o passo para sair na frente da concorrência, vamos? Entre em contato conosco e comece essa jornada!
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