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Marketing Digital é verdadeiro?

Atualizado: 2 de nov. de 2023

O mercado digital tem crescido em uma velocidade absurda nos últimos anos, e já é praticamente obrigatório para todas as empresas ao redor do mundo, sejam elas grandes ou pequenas.


Por mais que isso seja claramente visível para muita gente, ainda existem pessoas que não entendem a verdadeira importância do Marketing Digital, chegando até mesmo a questionar sua eficácia.


Mas a verdade é: os conceitos do marketing, digital ou não, são sempre os mesmos. E se inúmeras empresas já apostaram (e ainda apostam) no marketing convencional, é porque isso funciona.



Imagem em 3D com vários pontos de interrogação
Marketing Digital é verdadeiro? - FW2 Propaganda


Dessa mesma forma, o marketing digital funciona. Se trata de estratégias que visam anunciar um produto ou marca, comunicando-se com eficiência para o público certo, no timing certo.


Por ser feito digitalmente, existem muitas vantagens que podemos aproveitar com o Marketing Digital, e é sobre isso que falaremos neste artigo.




Afinal, o Marketing Digital é verdadeiro?


Respondendo a pergunta diretamente: sim, o Marketing Digital é verdadeiro.



Não somente isso, mas é praticamente obrigatório para aqueles que desejam aumentar as vendas e o reconhecimento de marca de uma empresa.


Como dito acima, não é um conceito que se diferencia do marketing convencional que todos já conhecem, mas por englobar o mundo digital, muitos benefícios são agregados automaticamente.




As vantagens do Marketing Digital



Maior economia e oportunidade


Entre as vantagens de se trabalhar no mercado digital, temos a economia. Em comparação com as estratégias fora do mundo digital, o marketing digital permite que todas as empresas possam fazer parte.


Isso acontece porque o custo das estratégias digitais são menores, dando a oportunidade para todos os tipos de negócios. Assim, não se torna algo exclusivo para marcas grandes, ao contrário das estratégias convencionais de publicidade.



Alcance aprimorado


Outro ponto importante é a vastidão que a internet tem. Um lugar onde muitas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo, e alcançá-las se torna algo mais ‘simples’.


Redes sociais, websites, blogs, e-mails, tudo para encontrar e se comunicar com seu público-alvo. Resumindo, o alcance no digital é potencializado.



Elaboração de métricas


Por último, temos as métricas. Algo crucial para determinar o sucesso dos negócios.


Dentro do mundo digital, é possível mensurar e analisar vários pontos diferentes, tornando essa análise cada vez mais aprofundada e eficiente.


Visitas, curtidas, alcance, impressões, engajamento, tudo pode ser medido com precisão. Algo que não podemos mensurar com exatidão nas estratégias offline.




A eficiência do Marketing Digital


Tudo bem, já entendemos que o Marketing Digital é verdadeiro e realmente funciona, mas quanto ele realmente funciona? Trouxemos alguns dados importantes para te fazer entender melhor sobre:



Pessoas usando mais o celular do que televisão


De acordo com a pesquisa feita pela Kantar Ibope Media, a televisão é assistida por cerca de 5 horas e meia, enquanto o celular chega a alcançar 5 horas e 40 minutos de uso diário.


Um dado curioso, mas que nos faz perceber a vastidão da internet, e o tanto que as pessoas estão conectadas e engajadas à ela.


Quanto mais pessoas dentro do mundo digital, maior a chance delas encontrarem sua marca e serem impactadas por suas estratégias digitais.



Alto consumo no mercado brasileiro


Segundo estudos feitos pela agência MARCO, 91% dos brasileiros aumentaram as compras online após a pandemia.


Isso mostra, com clareza, a tendência no comportamento dos consumidores, que começarão a confiar e comprar cada vez mais nos negócios online.


Além disso, o estudo mostrou que o marketing digital é a forma de propaganda que mais influencia a decisão das pessoas, convencendo-as a comprarem online. Das pessoas entrevistadas, 83% escolheram essa alternativa.



Alto consumo no mercado mundial


De acordo com a Insider Intelligence, as vendas online no varejo podem ultrapassar os 7 trilhões de dólares até 2025.


Uma ótima notícia para as empresas que estão migrando para o mercado digital, apostando na visibilidade que o Marketing Digital traz e começando a construir clientes recorrentes no mercado.




Conclusão


Dessa forma, podemos concluir com precisão que o Marketing Digital é algo real, que traz resultados claros e potencializa-os. Uma estratégia essencial para levar toda empresa ao sucesso.



Mas além disso, o comportamento de compra dos usuários tem nos mostrado uma tendência determinante para essa estratégia: um crescimento ainda maior para os próximos anos.


Já temos ouvido falar de Metaverso, visto as inteligências artificiais e muito mais que o avanço da tecnologia nos dá.



A tendência para os negócios é ser algo ainda mais recorrente e normal para as pessoas, que irão se acostumar com as compras online.


E como que uma empresa consegue melhorar seus resultados online? Com o Marketing Digital! Se trata de uma estratégia que puxa a outra, mas todas sempre com o mesmo objetivo: gerar vendas.



Por isso que você, como gestor ou empresário, deve estar sempre atento às novidades do mercado digital, e é claro, apostar no Marketing Digital para potencializar os resultados.




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