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Email Marketing ainda funciona?

Atualizado: 2 de nov. de 2023

O email marketing ainda funciona? Será que é uma alternativa eficiente e que gera resultados?


vários aviões de papel saindo de um envelope
Email Marketing ainda funciona? - FW2 Propaganda

Por ser uma prática existente desde os primórdios da internet, basicamente, o envio de emails acaba sendo menosprezado por muitos gestores em várias empresas, que pensam que o envio de emails já ficou para trás.


Mas sabemos que isso não condiz com as estatísticas que temos hoje em dia.


Aqui te mostraremos a verdade sobre o uso de emails. Você verá o quanto essa estratégia é importante e muito utilizada em empresas ao redor do mundo, além de compreender o motivo principal por trás disso.




A força do Email Marketing


Para começar, existe um ponto positivo óbvio sobre os emails que você não pode negar: todas as pessoas têm um email. Se você for fazer qualquer cadastro ou utilizar um serviço na internet, precisará inserir um e-mail antes.


Bem, mas não estamos aqui para te falar o óbvio. Você, como uma pessoa inteligente, provavelmente gosta de ver os fatos, certo? Então vamos aos números!


As impressionantes estatísticas sobre Email Marketing


  • As campanhas de email marketing provaram possuir até 40x mais eficácia em relação às ações no Facebook ou Twitter;

  • Pode apresentar um ROI de até 4.200%;

  • Mais de 8 bilhões de emails são enviados diariamente no Brasil;

  • Em todo o mundo, existem 4 bilhões de usuários diários de email;

  • Em um estudo realizado, aproximadamente 76% das empresas que usam email marketing perceberam uma melhoria nos resultados pós-pandemia;

  • Nosso país possui uma taxa média de abertura de 20,39%.


Tudo isso, segundo pesquisas feitas por grandes organizações nos últimos anos, como a CRM Lab, McKinsey&Company, Litmus, Omnisend, Statista, HubSpot e mais.


Então sim, a utilização de emails ainda é muito recorrente, especialmente no meio empresarial. Se captar novos leads e transformá-los em clientes parece um bom negócio para você, então o email marketing deve ser prioridade na sua empresa também.




Os benefícios do Email Marketing


Você pôde ver que o email marketing é muito utilizado e representa uma grande porção das estratégias digitais em muitas empresas ao redor do globo. Mas na prática, qual benefício isso pode trazer para a sua realidade? É exatamente isso que vamos te mostrar a seguir:



Maior alcance


Não podíamos começar com outra vantagem. Já dissemos antes o quão frequente o uso de email marketing realmente é, e por isso que essa estratégia pode te gerar um alcance muito alto, por um custo baixo.


Com estratégias de Inbound Marketing realizadas da forma correta, sua base de contatos (leads) começará a crescer cada vez mais, de forma que o email marketing passe a alcançar ainda mais pessoas.



Individualidade


Enquanto os anúncios nas redes sociais comunicam de uma forma geral, dentro dos gostos e particularidades do público-alvo, o email age como uma alternativa ainda mais personalizada com a utilização de variáveis.


As variáveis são usadas para inserir informações pessoais dentro dos emails, como nome, cargo, cidade e outros pontos. Dessa forma, você passa a se comunicar de forma individualizada, fazendo com que o lead se sinta mais à vontade no momento de ler o corpo do email.



Nutrição de contatos


Quando sua empresa consegue um novo contato, o email marketing tem a capacidade de nutrir um relacionamento com essa pessoa, se realizado de forma adequada.


É um método muito eficaz para tornar sua marca conhecida para aqueles que ainda não a conhecem, gerando autoridade e confiabilidade. É visto por muitos gestores como uma forma de realizar um contato mais próximo e exclusivo, a fim de transformar esse contato em um futuro cliente.


E mesmo após a venda ser realizada o trabalho continua, a fim de conquistar e fidelizar o cliente, ocasionando vendas de forma contínua.



Ótimo custo-benefício


Toda estratégia requer um investimento, seja ele dinheiro, tempo ou energia.


Com a utilização do email marketing você comunica de forma assertiva muitas pessoas, por um custo muito baixo. Por isso, seu retorno sobre investimento (ROI) é muito positivo, sendo muito provavelmente o mais positivo entre as estratégias do Marketing Digital.



Automação e segmentação


Através de ferramentas especializadas (como a RD Station, por exemplo), é possível automatizar os processos dentro do email marketing, tornando tudo mais organizado, eficiente e prático.


Isso mesmo, não há necessidade de montar emails um a um nem enviá-los separadamente, pois essas ferramentas fazem isso por você. Mas muito mais que isso, você pode também segmentar tudo de forma automatizada.


Essa segmentação te permite criar estratégias diferentes de fluxo de emails para determinadas situações, separando por produto, serviço, ticket médio ou qualquer outra informação que faça sentido. Quanto mais segmentado e específico for, maior será a chance de realmente se conectar com um lead e fazê-lo realizar a ação que tem no email.


Processo mais rápido e muito mais assertivo, assim que definimos a automação. Sem ela, o email marketing não teria nem 5% da força que possui hoje em dia.



Obtenção de dados


Um benefício derivado da automação do email marketing, diretamente. As ferramentas que realizam este serviço também metrificam os resultados obtidos, e assim pode-se observar com maior clareza.


Com isso em mãos, cabe aos gestores analisarem as métricas para realizar as alterações que forem necessárias. Não existe uma regra definida sobre o que funciona ou não, então os testes são realmente necessários.


Por ser um serviço recorrente e bastante ágil, a obtenção desses dados não demoram a aparecer, no início. Por isso que desde o princípio seus gestores devem acompanhar os resultados, a fim de alavancarem o resultado final.



Garantia de futuro


As redes sociais possuem uma função crucial dentro do Marketing Digital das empresas. Mas se pararmos para analisar a história dessas mídias, existe uma pequena tendência (ainda que incerta) de que elas cheguem ao fim algum dia, sendo substituídas por outras.


Porém, com o email, temos conhecimento de que é uma via de comunicação única, desde o princípio. Claro que passou por alterações e adaptações ao longo dos anos, mas ainda continua o mesmo.


E o benefício disso é a garantia que sua empresa tem ao investir em uma estratégia como essa, sabendo que continuará por um bom tempo.




Como utilizar o Email Marketing?


Assim como tudo dentro do Marketing, os conceitos para se utilizar o email marketing são similares.


É necessário ter conhecimento sobre seu público e o comportamento deles, além de ter bem definido o tom de voz e identidade da sua marca, para então, seguir as etapas do funil de venda de forma assertiva.


Com isso definido, é hora de agir!



Dê preferências a ferramentas que te ajudem a automatizar e analisar os resultados obtidos, de forma a tornar todo o processo mais ágil e eficiente.


Forneça informações relevantes, sem intenção de venda ou algo em troca, simplesmente com o intuito de criar um vínculo com o lead. Use e abuse de datas sazonais, assuntos em alta ou novidades da área, para fazê-lo se familiarizar com a sua marca.



Com o passar do tempo, naturalmente os leads passarão da fase “conhecendo a marca” para “interessado em comprar”, e você será capaz de perceber tal mudança analisando as interações deles com seus conteúdos, com o auxílio das ferramentas específicas para tal.


Ao reconhecer que a maturidade do lead já ultrapassou a fase de conhecer a empresa, chega o momento de incluir abordagens mais diretas entre os conteúdos enviados, com promoções, ofertas ou outros benefícios da empresa.



O objetivo principal do email marketing é trazer o cliente para perto da sua empresa, mostrando a autoridade que a marca tem dentro do seu segmento.


Assim, quando a necessidade surgir para o lead, ele saberá onde encontrar a solução. E se essa necessidade nunca surgir, basta criá-la dentro dos conteúdos, apontando um possível problema e mostrando seu negócio como a solução ideal.




Conclusão


O email é uma via de comunicação muito poderosa, com um longo alcance. Definitivamente, não deve ser menosprezada.



A média de emails enviados continua crescendo, ano após ano. Cada vez mais, novas ferramentas e softwares são criados ou atualizados para trazer mais facilidade para este tipo de estratégia.


E o mais importante, existem incontáveis exemplos de empresas que obtêm resultados expressivos com a utilização do email marketing, aumentando suas vendas, fidelizando clientes e reduzindo os custos operacionais. Um importante aliado do Marketing Digital de todo negócio.




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