Você sabe como vender com Marketing Digital? Pois saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade ao não apostar no mundo digital em sua empresa.
Primeiramente, tudo que se resume a “marketing” precisa, necessariamente, mostrar resultados. E como o principal objetivo de toda empresa é vender, um bom marketing precisa gerar vendas.
Essas duas vertentes caminham juntas, sem exceções. O Marketing Digital nos últimos anos tem se tornado cada vez mais determinante para o sucesso das marcas, e hoje já podemos afirmar que é praticamente obrigatório para todo negócio.
Em uma pesquisa realizada pela ConQuist Consultoria, após a pandemia, 71% dos participantes relataram que começaram a dar preferência às compras online.
Em outra pesquisa feita pela NZN Intelligence, quando os participantes foram questionados sobre qual método de compra preferiam, 64% escolheram as compras online.
Isso reflete a absurda importância que o mercado digital tem e a força que ele exerce sobre os consumidores.
Conseguir se posicionar dentro desse universo é o ponto-chave para alavancar as vendas de qualquer empresa.
Quer saber como isso é possível? Continue a leitura e veja os passos e ferramentas necessárias para aumentar suas vendas com o Marketing Digital!
Princípios para construir um bom Marketing Digital
O Marketing Digital é uma estratégia que engloba vários processos diferentes para divulgar uma marca e seu produto/serviço.
Por isso, existem alguns princípios básicos que devem ser seguidos para que esse processo seja o mais assertivo possível.
Assim como qualquer propaganda comum, você precisa ter em mente que sua marca precisa se conectar com alguém, e esse alguém precisa ser um cliente em potencial, que se encaixe no perfil ideal de consumidor (ICP) da empresa.
Esse é o ponto de partida para toda e qualquer estratégia de marketing: entender onde sua marca se encontra, qual problema ela resolve, e quem são as pessoas mais propensas a desejarem seu serviço (personas).
A partir disso você pode desenvolver o tom da marca, sua identidade visual e as estratégias se tornam muito mais claras para lidar diretamente com os problemas dos clientes.
Estratégias sobre como vender com Marketing Digital
Se o Marketing Digital é um processo complexo, vamos facilitá-lo para você entender.
A seguir listamos as estratégias que existem exclusivamente para trazer mais vendas para todo seu negócio, seja direta ou indiretamente.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing se caracteriza por uma estratégia de atração de clientes, que acontece de forma passiva.
Ao invés da empresa ir atrás de clientes, os clientes vão atrás da empresa. De forma muito resumida, esse é o conceito.
Para isso, você precisa construir um processo bem definido e organizado da jornada de compra do cliente, desde seu primeiro contato até sua fidelização com a marca.
Isso faz com que você tenha uma visão mais clara do nível de consciência de cada contato que você faz, entendendo como trabalhar cada um dentro do Funil de Venda.
Com isso definido, é hora de começar a entregar conteúdos e materiais de valor para esses contatos, sem esperar nada em troca além de uma informação (email, empresa, área de atuação, etc).
Você então pode se aproveitar destas informações para criar abordagens mais personalizadas, que são mais eficazes e criam um relacionamento entre marca-cliente.
Isso coloca sua empresa no mapa, estabelecendo-a como uma autoridade no segmento. Assim, sempre que seus contatos pensarem em algo relacionado ao seu segmento, lembrarão da sua marca.
Email Marketing
Uma das estratégias mais antigas e extremamente eficazes que existem nos dias atuais.
O Email Marketing se caracteriza pelo envio de emails para base de leads (contatos) captados através das estratégias de Inbound Marketing.
Se uma pessoa deixou seu email em troca de alguma informação ou conteúdo, isso já significa que existe um interesse.
Então os emails são disparados para nutrir esse relacionamento, deixando a marca sempre presente no dia a dia das pessoas, mas de forma muito mais pessoal e personalizada.
Como consequência disso, os leads começam a avançar dentro do funil de venda, cada vez mais perto de fechar negócio.
É a estratégia com o melhor custo-benefício do mercado. Os disparos de emails podem ser automatizados e alcançar inúmeras pessoas sem você precisar enviar um por um.
Website
Um site próprio não somente passa uma boa primeira impressão, mas também é o principal lugar para se usar várias estratégias de captação e conversão de leads.
Por isso, é de extrema importância que sua marca tenha um site bom, responsivo e funcional, para que todos os contatos que chegarem à página entendam com clareza todas as informações que precisam saber.
Isso faz com que cada usuário que chegue até seu site tenha uma boa experiência, que é um dos principais fatores para se conquistar um novo cliente.
Para essa boa experiência do usuário, o site deve atender às seguintes condições:
Rapidez para mostrar o conteúdo (quando o lead entra na página);
Navegação facilitada (botões, informações e páginas fluídas);
Ser responsivo (se adaptar aos diferentes tamanhos de telas).
Esse é o básico que todo site precisa ter para ser considerado bom, em termos técnicos de desenvolvimento.
Além disso, existem as estratégias de SEO, que servem para melhorar o ranqueamento do site no Google.
São várias práticas complexas que existem para entender o algoritmo do Google e adaptar o conteúdo do site para que ele reconheça como um bom site.
Quando essas duas partes andam em conjunto, temos um excelente website, que irá aparecer com mais frequência nas primeiras páginas de pesquisas, receber mais visitantes e, consequentemente, fechar mais vendas.
Blog
Uma alternativa excelente que serve para gerar autoridade para a marca e também melhorar os termos de SEO do site, aumentando seu ranqueamento.
O Blog é uma prática bastante antiga dentro da internet, e muitas vezes é subestimado por muitos.
Tudo que você pesquisa, quando tem uma dúvida, você encontra em um artigo de blog. Lemos artigos a todo momento e nem sequer percebemos isso.
Essa estratégia consiste em trazer conteúdos e informações relevantes para o público, como uma forma de comprovar o conhecimento da marca.
O resultado disso? Aumento do tráfego de visitantes no site, melhora no ranqueamento dentro do Google e maior valor agregado à marca dentro do segmento.
Redes Sociais
As redes sociais são cruciais para o desenvolvimento contínuo da marca. É um meio de comunicação muito rápido e volátil, mas que possibilita uma proximidade única com os clientes.
Sua marca pode interagir em tempo real com seu público, produzir conteúdos que os engajem e ainda divulgar informações decisivas para venda.
Essa constante aparição da marca aos olhos do público gera boas sensações a eles, de forma automática. Como resultado disso, o fluxo de vendas e negócios também aumentam.
É o local onde praticamente todos estão. Empresas, pessoas, seja qual for seu público, as redes sociais podem te conectar com eles.
Tráfego Pago
A estratégia que mais vem sendo usada no momento, responsável não somente por alcançar bastante pessoas, mas alcançar as pessoas certas.
Assim são as campanhas e anúncios de tráfego pago, sejam para redes sociais ou Google. Anúncios que dependem de investimento para funcionar e trazer incríveis resultados, além do orgânico.
Dentro disso você pode determinar seu público específico, segmentando em diversos dados diferentes, como faixa etária, interesse, gênero, poder aquisitivo, localização, entre outros.
Tudo isso por um único motivo: alcançar os clientes em potencial que sua marca pode ter.
Com a inteligência dos algoritmos e a eficiência de um bom gestor de tráfego, sua marca pode expandir para muito além do que você imagina, alcançando pessoas de todo o mundo, se assim quiser.
Conclusão
"O Marketing só é efetivo quando vende”. Essa é uma frase que deveríamos ouvir mais dentro do mundo digital.
Desde os primórdios da propaganda e merchandising, a venda sempre foi o principal foco. E hoje não é diferente.
Claro que existem muitas opções diferentes para melhorar vários aspectos diferentes de uma marca, mas a realidade é que tudo se resume ao mesmo objetivo. E marketing sem objetivo é apenas um enfeite bonito.
Seja reconhecimento de marca, alcance, venda ou qualquer outro foco, o Marketing Digital vem para somar, tanto em no B2C (empresas para público final), quanto para o B2B (empresas para empresas).
No fim de tudo, cabe ao gestor de marketing entender o que é mais efetivo para alcançar o público-alvo e conquistá-los, dentro da realidade da sua própria empresa.
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