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Como a captação de novos contatos pode ajudar sua empresa a crescer

Imagine se a captação de novos contatos na sua empresa fosse automatizada, e seu time comercial pudesse apenas focar em vender, sem se preocupar com esse processo?

É isso que o Marketing Digital tem a oferecer, mais precisamente, com as estratégias de Inbound Marketing.


O Marketing Digital veio para somar de todas as formas, independente do segmento ou tipo de negócio. Basta apenas saber como utilizá-lo ao seu favor, da maneira correta, e seus resultados podem ser surpreendentes.


Como a captação de novos contatos pode ajudar sua empresa a crescer
Como a captação de novos contatos pode ajudar sua empresa a crescer

No setor B2B, se preparar para receber bons contatos é crucial, visto que os leads (contatos) desse segmento sempre vêm com um maior conhecimento a respeito da sua empresa, pois se trata de outra marca que já pesquisou previamente sobre você.


Se trata de um setor mais demorado e complexo, quando falamos em processo de venda. No B2B, não se trabalha com emoção, mas sim com a razão.


Por isso, apostar no mundo digital para a captação de leads é um dos grandes diferenciais que podem alavancar as vendas da sua empresa. Um caminho que todo gestor deveria considerar, com certeza.


É aí onde entra o Inbound Marketing, uma estratégia específica para atrair novos contatos dentro do mundo digital e posicionar sua marca como uma verdadeira autoridade no mercado.


Quer saber como essa estratégia funciona? Quer conseguir captar novos contatos de forma efetiva? Então esse artigo é para você, aproveite a leitura!


Mas o que é Inbound Marketing?

Para facilitar seu entendimento, vamos explicar brevemente o conceito de Inbound Marketing.


Nada mais é que um conjunto de estratégias distintas, que são interligadas entre si com um único propósito: atrair e converter novos contatos.


Como o Inbound Marketing funciona?

A ideia se baseia em fornecer conteúdos relevantes e interessantes para seu público-alvo, de forma gratuita.


Vamos imaginar: você é o gestor de logística de uma grande indústria, e de repente se depara com um eBook em um anúncio nas redes sociais com o seguinte título, "Checklist: passos para organizar a logística da sua empresa".


Você se interessaria? Se sim, é exatamente esse o propósito do Inbound Marketing.

Porque tudo que a pessoa tem que fazer para receber esse material exclusivo é simplesmente deixar seu email e alguns dados simples.


Mas qual a utilidade disso? Com essas informações da pessoa, já temos um "lead". E então as próximas estratégias entram em ação.


O Inbound Marketing em ação

Tendo em mãos os endereços de email das pessoas, você pode começar a criar um contato mais próximo com cada um, iniciando um relacionamento com os leads.


Entregar mais conteúdos úteis; mostrar que sua marca quer ajudar primeiro, antes de vender; mostrar resultados da empresa; divulgar produtos e serviços; tudo isso pode ser feito de forma individualizada e automatizada com cada contato.


E então, sua marca começa a se estabelecer como uma autoridade na mente dessas pessoas, pouco a pouco. E obviamente, cada vez mais elas se tornarão mais próximas da marca, aumentando as chances de sucesso de qualquer futura abordagem comercial.


Esse foi um breve resumo dessa complexa e incrível estratégia. Clique aqui para ver mais sobre Inbound Marketing de forma aprofundada.


A captação de novos contatos na prática

Nós sabemos o quanto o tempo é importante. Dentro de um processo de venda, o timing é crucial para realizar boas abordagens, para que o interesse da pessoa não se perca.


A maioria das empresas possui um excelente time comercial, porém, certos segmentos apresentam algumas dificuldades para encontrar o cliente ideal.


Isso faz com que muito tempo seja desperdiçado nesse processo, quando o time comercial, ao invés de abordar pessoas com intenção de compra e mais suscetíveis a abordagens, precisa previamente entender quem são e onde estão essas pessoas.


Por outro lado, existem exemplos de empresas que possuem uma grande carteira de clientes, mas não possuem bons processos para abrir novos. Isso impede que a empresa possa ter um crescimento acelerado.


Vendo esses dois exemplos, já dá para perceber o quanto uma estratégia bem definida é crucial para aumentar as vendas, não é mesmo?


Poder atrair mais contatos e alcançá-los no timing certo vai impactar diretamente no sucesso da sua equipe comercial.


Estratégias para captar novos contatos

O Inbound Marketing, assim como dissemos, é a principal estratégia para captar novos contatos. Porém, ela engloba vários outros passos e processos que precisam atuar em conjunto.


Cada estratégia que listarmos a seguir tem uma importância enorme para o sucesso de todo processo.


Anúncios patrocinados

Os anúncios funcionam como o pontapé inicial da estratégia, para alcançar pessoas que tenham o perfil baseado no ICP (Ideal Customer Profile) da empresa.


Através dos anúncios nas redes sociais, podemos alcançar pessoas com o perfil ideal de potencial cliente e que não conhecem a sua marca.


Nesses anúncios, por exemplo, já podemos fornecer algo útil para atrair a atenção, como um eBook interessante totalmente grátis.


Criação de eBooks

O eBook é uma ótima forma de ensinar algo para as pessoas. Usamos esse potencial com um certo apelo para chamar a atenção das pessoas, que se sentem interessadas em receber o conteúdo do livro virtual.


Em troca, como já dissemos, só basta adicionar uma Landing Page, que nada mais é que uma página de conversão onde a pessoa precisará preencher um breve formulário com email, nome e algumas outras informações, para receber o material.


Website estratégico

Uma boa estratégia de Inbound Marketing precisa de um website funcional, e que atue em função de converter visitantes.


Espaços para formulários, landing pages, pop-ups e outras páginas que captam informações das pessoas sempre são bem-vindos, pois servem para transformar meros visitantes em novos leads, iniciando-os dentro do processo de Inbound Marketing.


Disparo de Email Marketing

Com os endereços de email em mãos, como já dissemos, o Email Marketing entra em ação.

Uma prática crucial que tem como objetivo nutrir um relacionamento com os leads, estando presente em várias partes do dia a dia das pessoas.


E o melhor de tudo, você pode fazer tudo isso de forma individualizada e automatizada, direcionando emails para pessoas selecionadas ou até mesmo que agiram de uma forma específica.


Existem plataformas próprias que fazem isso, que permitem a criação de fluxos de automações, análises, relatórios, acompanhamentos e muito mais, assim como a RD Station, a maior plataforma de Inbound Marketing da América Latina, por exemplo.


Além disso, o Email Marketing é a estratégia mais rentável e ágil que temos até hoje, alcançando várias pessoas por um ótimo custo-benefício.


De certo modo, a base em todos os processos é tornar a presença digital da empresa em algo forte, preparado para receber e converter novos visitantes.


Isso gera uma autoridade no subconsciente das pessoas, que automaticamente começam a entender que a marca é uma referência no segmento.


Então, quando precisarem de um serviço relacionado, essas pessoas já estarão muito mais propensas a escolherem sua empresa para solucionar a dor que possuem.


Conclusão

Com todos esses pontos voltados ao Inbound Marketing, a captação de novos contatos se torna algo natural, um processo muito mais fácil e fluido.


Assim, o time comercial ganha muito mais tempo para trabalhar no mais importante: fechar negócio.


Como consequência, sua empresa garante um crescimento acelerado constante, aumentando a carteira de clientes efetivos e reduzindo desperdícios de produtividade.


Mais vendas com menos tempo perdido, esse é o sonho de todo gestor!


Quer ver mais conteúdos que vão te ajudar muito no ramo empresarial? Clique aqui e confira nossos artigos!

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