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A importância do SEO para o sucesso da sua empresa no mundo digital

Atualizado: 26 de out. de 2023

No mundo digital altamente competitivo de hoje, é fundamental que as empresas se destaquem e sejam encontradas pelos seus clientes em potencial com mais facilidade. É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization).



Uma estratégia poderosa que visa otimizar o posicionamento do seu site nos motores de busca, como o Google, por exemplo.


Neste artigo, vamos explorar a importância do SEO para o sucesso da sua empresa no mundo digital e como garantir que as melhores estratégias sejam feitas no seu negócio.


Boa leitura!


Como o SEO funciona?

Resumidamente, entendemos como “SEO” todo o processo que visa mensurar o ‘nível de ranqueamento’ de uma página na internet de forma orgânica. Quanto melhor for o SEO da página, melhor será seu ranque dentro do Google, por exemplo.


Mas calma, vamos te explicar isso melhor a seguir.


Os mecanismos de busca como Google, Bing e afins, usam um algoritmo que fiscaliza e compreende várias questões dentro das páginas de um site.


Eles estabelecem vários requisitos para serem analisados e, quanto mais sua página se enquadra dentro desses padrões, primeiro ela aparecerá nas pesquisas das pessoas.


E qual o propósito disso tudo? Aparecer em primeiro lugar.


Quando pesquisamos sobre alguma dúvida no Google, tendemos a clicar nos primeiros sites com mais frequência, não é mesmo? Em um estudo feito pela Backlinko, foi relatado que apenas 0,78% das pessoas clicam na segunda página do Google.


Cada palavra-chave que é escrita na barra de pesquisa carrega milhões de resultados de uma só vez, e os primeiros obtêm quase toda a parcela dos cliques.


Então inicia-se uma corrida entre as empresas, onde todas buscam sempre as melhores posições dentro das palavras-chave que são pesquisadas por seu público-alvo.


O SEO na prática

São muitos pontos que são analisados em toda página, e quando dizemos muitos, é porque realmente são vários.


E esse critério está em constante mudança, com as plataformas realizando atualizações diárias, semanais ou mensais. Ou seja, o que funciona hoje pode não funcionar mais amanhã.


Por isso é uma estratégia complexa, que precisa de tempo e energia investidos para surtir efeito. Mas quando funciona, é uma excelente fonte de tráfego de forma totalmente orgânica, o sonho de qualquer empresário.


Mas ainda temos pontos que sempre foram analisados e que são cruciais para o SEO de qualquer página, e que não mostram indícios de mudança tão cedo. Entre eles podemos apontar:


  • Velocidade de carregamento da página;

  • Conteúdo relevante e original;

  • Facilidade de leitura e entendimento do conteúdo;

  • Quantidade de links internos e externos;

  • Conteúdos feitos a partir de uma experiência humana real, sem IA;

  • Palavras-chave otimizadas.


Esses são apenas alguns pontos (mas altamente importantes) que são analisados em todas as páginas do seu website. Já dá para ver porque trabalhar no SEO do site da sua empresa é interessante, não é mesmo?


Os benefícios que o SEO traz para o site da sua empresa

Bem, já sabemos o que é o SEO e como ele atua, mas agora qual o real motivo de se preocupar com isso na sua empresa?


Separamos alguns dos principais benefícios que tornam o SEO uma poderosa arma para o sucesso de todo negócio no mundo digital. Vem com a gente!


Maior visibilidade da marca

O primeiro benefício não poderia ser outro. O SEO desempenha um papel crucial na visibilidade online da sua empresa.


Ao otimizar seu site com as melhores práticas de SEO, como dito acima, você aumenta suas chances de aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca.


Isso significa que sua empresa estará mais visível para potenciais clientes que estão procurando ativamente pelos produtos ou serviços que você oferece.


Atrair tráfego qualificado

Quando seu site está otimizado para SEO, ele atrai tráfego qualificado, ou seja, visitantes que estão realmente interessados no que você oferece.


Ao focar em palavras-chave relevantes e criar conteúdo valioso, você direciona o tráfego certo para o seu site, aumentando suas chances de conversão e gerando mais oportunidades de negócio.


Construção de autoridade

Uma estratégia eficaz de SEO engloba o desenvolvimento de conteúdo útil e relevante para seu público-alvo.


Ao fornecer informações valiosas como essa, você se torna uma autoridade no assunto e constrói a credibilidade da sua marca. Isso gera confiança nos leitores e aumenta as chances deles escolherem sua empresa ao invés da concorrência.


Resultados a longo prazo

O SEO é um investimento a longo prazo para o sucesso da sua empresa no mundo digital.


Ao construir uma base sólida de processos e estratégias, você estabelece um fluxo contínuo de tráfego orgânico para o seu site.


Ao contrário de outras formas de marketing, o SEO não é imediato, mas seus benefícios podem ser duradouros e trazer resultados consistentes ao longo do tempo.


Conclusão

Investir em SEO é essencial para o sucesso da sua empresa no mundo digital, e isso é um fato.


Em um estudo feito pela BrightEdge, foi comprovado que quase 70% de toda experiência digital começa com uma pesquisa. Além disso, de acordo com a Internet Live Stats, aproximadamente 3,5 bilhões de pesquisas são feitas no Google todos os dias.


Podemos perceber quanto o SEO é valioso, por posicionar o site da sua empresa em um local com um fluxo gigantesco de possíveis compradores.


É isso que você garante ao otimizar seu site.


Esteja à frente da concorrência e alcance o sucesso que sua empresa merece!


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Esse é o passo para sair na frente da concorrência, vamos? Entre em contato conosco e comece essa jornada!


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