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Lições do campo de batalha para conquistar clientes

Atualizado: 18 de jun.

No mundo digital, aprender estratégias de guerra podem fornecer resultados e insights valiosos para conquistar novos clientes. 


Assim como em um campo de batalha, é necessário conhecer o terreno, entender o inimigo e adaptar-se rapidamente às mudanças e ao ambiente em que está inserido, no marketing não é diferente. 


Estratégias que atraem a atenção do público de forma criativa, com pouco investimento e criem uma experiência única da marca com seu público-alvo, são conhecidas como marketing de guerrilha.



Lições do campo de batalha para conquistar clientes
Lições do campo de batalha para conquistar clientes



Ao aplicar o marketing de guerrilha, é possível ganhar vantagens competitivas e alcançar resultados extraordinários. 


Neste artigo, vamos explorar o que é o marketing de guerrilha e lições do campo de batalha para conquistar novos clientes.


Boa leitura!


O que é marketing de guerrilha? 


O marketing de guerrilha nada mais é do que uma estratégia da publicidade pouco convencional e chamativa, baseada em táticas alternativas utilizadas na Guerra do Vietnã. 


Esse conflito que ocorreu entre os anos de 1959 e 1975, marcou a vitória dos vietnamitas que mesmo com o poder de fogo bem reduzido, por meio de táticas de guerrilha conseguiram superar seus adversários.


No mundo digital o marketing de guerrilha visa aumentar o impacto da ação sobre o público de uma maneira inovadora, com investimentos baixos. 


O diferencial do marketing de guerrilha está na abordagem, com anúncios chamativos, e de impressão duradoura, seu potencial de gerar impacto no público é elevado.


Anos atrás as estratégias de marketing de guerrilha estavam voltadas para anúncios em mídias tradicionais, como televisão, rádio, outdoor, revista e jornal, mas hoje isso mudou. 


Atualmente o marketing de guerrilha é uma escolha assertiva, para campanhas digitais de interação com o público,  gerando um crescimento no engajamento, alcance e aumento nas vendas.


Mostraremos agora, algumas lições essenciais para serem utilizadas no campo de batalha para conquistar novos clientes:



Lições do campo de Batalha


Focado na experiência do consumidor, para o marketing de guerrilha ser assertivo é necessário seguir algumas lições do campo de batalha.


O campo de batalha nada mais é do que um conceito de local de uso militar que designa uma porção de terra onde ocorre o combate entre exércitos.


O mundo do marketing digital é quase a mesma coisa, já que a busca por espaço é constante.


Por isso é importante aprender algumas lições para aplicar o marketing de guerrilha de  forma correta nos meios digitais:  


1. Conheça seu concorrente: 


Assim como em uma guerra, é crucial entender os movimentos, estratégias e ações dos seus concorrentes. 


Analisar conteúdos,  campanhas, e identificar pontos fracos e fortes, servem como base  para criação e adaptação das estratégias para sua própria marca.



2. Tenha um plano de batalha:


No marketing de guerrilha, ter uma estratégia bem definida é essencial para qualquer campanha ou ação que se queira criar.


Assim como um general traça um plano antes de entrar em combate, os profissionais de marketing precisam desenvolver estratégias claras que incluam metas específicas e táticas de execução.  


3. Domine o terreno:


No caso do marketing de guerrilha, o “terreno” refere-se às plataformas e canais, onde as interações com o público vão ocorrer.


Seja nas redes sociais, mídias tradicionais ou email marketing, é essencial ter a dominação total desses terrenos e adaptar as estratégias para cada um deles.


4. Seja ágil e adaptável: 


No campo de batalha tudo pode mudar rapidamente, e o mesmo acontece no mundo do marketing, por isso é crucial ser ágil e adaptável, ajustando ideias e estratégias, conforme as mudanças do ambiente. 


5. Mantenha a disciplina e determinação: 


Assim como os soldados em uma guerra, os profissionais de marketing precisam de disciplina e determinação, diante de desafios e obstáculos.


Ter persistência e foco são fundamentais para alcançar o sucesso por meio de campanhas ou anúncios, ajudando assim na hora de conquistar clientes. 



Conclusão


O marketing de guerrilha é muito mais do que apenas uma estratégia, é uma forma de destacar sua marca no mercado e alcançar resultados impressionantes.


Ao utilizar táticas não convencionais do marketing de guerrilha, sua marca irá gerar um alto nível de envolvimento e interações com o público.


Invista em anúncios e ideias criativas para alavancar suas vendas e conquistar novos clientes.


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