A experiência do usuário, mais conhecida como UX (User Experience), tornou-se um enorme diferencial no mundo do Marketing Digital.
Mais do que simples estética, a experiência do usuário influencia diretamente as decisões de compra e fidelização do cliente. É uma estratégia que pode parecer indiferente, a princípio. Porém, dentro do subconsciente de cada um, isso possui uma influência gigantesca.
Podemos enxergar exemplos claros disso dentro do layout de cada loja, supermercado ou qualquer outro empreendimento bem sucedido. A forma como cada produto está exposto, a linguagem dos vendedores, o cheiro, a aparência, tudo é feito para influenciar o consumidor.
Dentro do digital não é diferente! Cada mísero detalhe pode fazer a diferença na concepção da pessoa sobre seu site ou página.
Neste artigo, vamos explorar o impacto significativo que uma experiência de usuário bem projetada pode ter nas suas vendas. São 7 pontos que funcionam como os pilares fundamentais para a experiência de todo cliente.
Boa leitura!
Pilar #01: Navegação intuitiva, o caminho para a conversão
Uma navegação intuitiva é fundamental para a boa experiência do usuário.
Precisamos facilitar o caminho do usuário desde o momento em que ele entra no site até o processo de compra, garantindo uma jornada sem obstáculos.
Isso porque, quanto mais empecilhos a pessoa tiver na sua jornada, maiores serão as chances de desistência.
Com a quantidade absurda de informação que recebemos hoje todos os dias, a "paciência" das pessoas dentro do mundo digital tem se tornado cada vez menor.
Por isso, o ideal é tornar tudo o mais simplificado possível. Nunca se sabe a situação que o cliente se encontra do outro lado da tela, e às vezes tudo o que ele precisa é de um simples botão chamativo de "Compre aqui".
Pense nisso em seus designs e estrutura em geral, isso faz toda a diferença para seus visitantes.
Pilar #02: Design responsivo para todas as telas
A adaptabilidade é a chave para alcançar uma ampla audiência. Com as várias tecnologias surgindo todos os dias, pessoas conseguem navegar na internet com praticamente tudo.
Com um design responsivo, seu site passa a oferecer a experiência completa para todas as plataformas, adaptando-se à realidade de cada visitante.
Caso contrário, sempre existirá aquela parcela de pessoas que irá desistir de uma compra por se deparar com informações perdidas em uma página.
Dê prioridade ao design responsivo, assegurando que a experiência do usuário seja consistente e envolvente, independentemente do dispositivo utilizado.
Pilar #03: Velocidade instantânea da informação
A velocidade é um fator crítico na retenção do usuário. Ela é essencial para transmitir uma boa primeira impressão e satisfação de quem acessa sua página.
Um site que demora para carregar a informação, por exemplo, acaba sofrendo em dois pontos:
1. Penalização do Google
O Google implementou há uns anos o Core Web Vitals, um conjunto de regras que visa reconhecer a qualidade de um site.
E nessas regras, a velocidade de carregamento é um dos 3 principais critérios para tal.
De forma resumida, quanto mais demorado for o carregamento da informação primária de um site, menor será seu ranqueamento no Google.
2. Taxa de retenção baixa
Mesmo com as penalidades do Google, é comum nos depararmos com páginas lentas, e que demoram a mostrar a informação.
Como consequência, grande parte dos visitantes que acessam essa página pela primeira vez poderá simplesmente sair e voltar a pesquisa.
Sabe por quê? A competitividade online é enorme.
Se você quer se destacar no mundo digital, precisa ser coerente com as suas regras. Se não for, sempre existirá alguém melhor que você.
Pilar #04: Conteúdo relevante que atrai a atenção
Toda página precisa de um conteúdo relevante e engajador como parte principal da experiência do usuário.
O conteúdo é a mensagem principal, aquilo que vai comunicar diretamente com as pessoas. Por isso é tão importante.
Crie mensagens que ressoam com o público, fornecendo informações valiosas e mantendo o interesse deles ao longo da jornada de compra.
Pilar #05: Experiência personalizada
Cada cliente é único, e isso é um fato. E ainda mais, as pessoas desejam ser tratadas como tal, e não apenas um "atendimento padrão".
Mas como isso se traduz para o digital? É mais simples do que você imagina!
Os dados e informações dos usuários estão sempre ao nosso dispor, basta sabermos como e quando usá-los. Essas informações são cruciais para personalizar cada vez mais cada tipo de material ou comunicação que for realizada.
Aderir a personalização da experiência traz ótimos resultados para a experiência do cliente, oferecendo ofertas sob medida, recomendações que atendem às necessidades específicas e muito mais.
Isso cria um sentimento de confiança, e as pessoas sentem-se mais valorizadas pela marca.
Pilar #06: Teste e otimização constante
A busca pela excelência na experiência do usuário é um processo contínuo, e não algo alcançado do dia para a noite.
Quando analisamos o comportamento do usuário, as tendências e novidades acabam influenciando até mesmo mudanças na forma de comprar e navegar em uma página.
Ou seja, tudo está em constante mudança.
Por isso, realize testes constantes, analisando dados e otimizando continuamente para garantir que cada interação seja a melhor possível.
Pilar #07: Ouça feedbacks
A melhor forma de valorizar seu cliente e entregá-lo a melhor experiência possível vem do feedback.
Use isso ao seu favor, como uma ferramenta essencial para melhorias. Isso faz com que eles sintam-se ouvidos, posiciona a empresa em posição de solucionar o problema e ainda traz melhorias baseadas em fatos.
Até porque, quem melhor para se ouvir do que o próprio público, não é mesmo?
Dessa forma, busque ativamente o retorno dos clientes, usando essas informações para aprimorar todos os pontos da experiência do usuário.
Conclusão
A experiência do usuário é mais do que uma mera consideração ou melhoria, é um diferencial competitivo.
Hoje em dia, já pode-se dizer que é uma necessidade dentro do mercado. Todos os seus concorrentes trabalham ou irão trabalhar dessa forma, e você também não pode ficar para trás.
Coloque o UX no centro de suas estratégias de marketing digital, reconhecendo seu papel vital na satisfação e fidelização do cliente.
Ao investir na experiência do usuário, sua marca não apenas atrai, mas retém os clientes, construindo relacionamentos verdadeiros e impulsionando as vendas.
Quer ver mais conteúdos como esse? Clique aqui e confira nossos artigos!
Comments